Por 28-07-2014

3 sistemas que não podem faltar no gerenciamento de imobiliárias

3 sistemas que não podem faltar no gerenciamento de imobiliárias

Olá! Vamos falar mais sobre gestão para o setor imobiliário? Há muito tempo pilhas de papel e pastas de arquivos físicos não representam mais um modelo de organização para o gerenciamento de imobiliárias. A informatização mudou o armazenamento e a gestão de dados. Hoje atuamos com várias ferramentas que ajudam os gestores a planejar, executar e a promover mudanças de rota quando é preciso. Podem ser planilhas ou softwares de gestão, mas temos certeza de que a tecnologia poupa tempo e garante mais qualidade às operações. Conforme comentamos em nosso último post sobre tecnologia e gestão, vamos apresentar três sistemas importantes para o gerenciamento de imobiliárias, que ajudam as empresas a distribuir melhor as informações para cada público de interesse.

 

1 – Sistema de gestão

Armazena as informações eletronicamente e é muito mais inteligente e prático do que as planilhas. O mais conhecido é o software ERP, ou Enterprise Resource Planning, que guarda dados estratégicos e permite a análise e o compartilhamento com parceiros. A ferramenta ajuda a reduzir erros e torna a comunicação interna mais fácil e eficiente, porque integra todos os sistemas da empresa, sejam eles relacionados à área financeira, ao setor de RH, de marketing ou operacional. O ERP também funciona como um repositório de conhecimentos. Com ele a empresa pode controlar todas as unidades e negócios, visualizando as informações por centro de custo.

 

Uso sem distinção

O ERP gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais da empresa. O sistema pode ser utilizado em qualquer empresa, independentemente de ramo e porte. Existem softwares ERP para diversas áreas de atuação. Em uma imobiliária, isto significa controlar rotinas como contas a pagar e receber, controle de chaves e placas, cadastro de comissões, gerador de recibos automáticos e outras.

 

2 – Plataforma para divulgação dos imóveis

Um site de boa qualidade na internet é fundamental para a divulgação permanente e de longo alcance. Ele deve funcionar como uma vitrine virtual para os imóveis. Com o avanço dos aplicativos de localização, é interessante que o portal aproveite os recursos como mapas online na visualização do imóvel, junto com fotos relevantes e em boa resolução. A divulgação precisa respeitar busca por segmentos como bairro/localidade, padrão de acabamento, tamanho de imóvel, destinação ao uso, preço, entre outros. A organização é indispensável nesse negócio para não deixar o cliente confuso ou mesmo irritado com o site da sua imobiliária. Paralelamente, o uso de redes sociais ajuda a impulsionar as visualizações de seu portal.

 

3 – Sistema de apresentação

Ter todas as informações sobre os imóveis consolidadas ao alcance das mãos ajuda os corretores a conquistar os clientes com mais agilidade e segurança. Para isso, é importante contar com um catálogo que tenha o maior detalhamento possível sobre os produtos e que caiba na palma da mão. Durante as visitas, demonstrar diferenciais do imóvel em um aplicativo específico da imobiliária, pelo celular ou tablet, causa uma boa impressão e ajuda na clareza da apresentação.

 

Aplicativo funcional

Alguns aplicativos, com sua forma de organização, roteirizam as informações a destacar. Eles também oferecem a possibilidade de levar ao cliente todas as informações técnicas atualizadas em tempo real pela incorporadora ou imobiliária. Aplicativos funcionais oferecem ainda simulador de financiamentos, calculadora financeira e exibição de plantas humanizadas. E para ajudar na estratégia de vendas, nada como ter à mão vídeos, fotos panorâmicas e passeio virtual para causar uma boa primeira impressão. Junto com o uso online e offline, que beneficia o corretor, outra grande vantagem para a imobiliária é a possibilidade de integração do aplicativo com os outros sistemas utilizados na empresa.

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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