Por 22-10-2015

4 dicas para criar uma base de dados sólida e prospectar negócios imobiliários

4 dicas para criar uma base de dados sólida e prospectar negócios imobiliários

Uma base de dados sólida é o ponto de partida para a prospecção de negócios. A obtenção desses dados varia muito de empresa para empresa, mas a coleta manual, por meio de leads de inbound marketing, e as redes sociais são algumas formas de se realizar essa busca. Ainda, os dados a serem coletados dependem dos objetivos da empresa, mas normalmente estão incluídos faixa etária, faixa de ganhos mensais, idade, sexo, etc. Claro que quanto mais informações sobre um possível cliente, melhor. A partir daí, é necessário organizar essa base de dados, criando um ponto de partida para as vendas. Seguem dicas de como realizar essa ação:

Planejamento

Qual é o objetivo da sua empresa com essa base de dados? Vender um produto específico? Vender lançamentos de imóveis? Imóveis de terceiros? Imóveis de alto padrão? Qual é o objetivo em curto prazo? E em longo prazo? Há tecnologia disponível?

Segmentação de clientes

Para segmentar seus clientes, primeiramente é preciso identificá-los, indicando quais são de menor e de maior valor para a empresa. É interessante para você desenvolver esse cliente de menor valor para que ele alcance maior valor? Tudo isso precisa ser pensado junto com as demais áreas da empresa. Existem sistemas que realizam essa segmentação de acordo com sua demanda, como o CRM e os sistemas de marketing digital.

Busca de clientes parecidos com seus melhores clientes

Tendo identificado seus clientes de maior valor e pontuado suas principais características, é preciso buscar mais clientes similares. Esse será o seu público-alvo e é desse cliente que é preciso correr atrás.

Criação de indicadores

É preciso monitorar e controlar suas ações por meio da base de dados. Ao realizar uma ação de marketing, anote os números no começo, no meio e no final da campanha e insira esses números na base de dados. Assim, cada campanha será avaliada e a empresa poderá embasar suas metas a partir desses resultados.

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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