Por 04-09-2015

6 lições de Edson Scattolin para grandes vendedores

6 lições de Edson Scattolin para grandes vendedores

 

Nesta semana, no dia 1º de setembro, nós, da Beview, fizemos um evento junto ao Sinduscon de Florianópolis, e chamamos o Edson Scattolin para palestrar, vendedor há mais de 30 anos e consultor por meio de sua empresa Mais Negócios. A palestra, com o título “Equipes de Alto Desempenho”, teve como objetivo demonstrar como se fazem grandes vendedores, na prática. Eis algumas lições deixadas pelo profissional:

 

1. Trabalhar em equipe

Ser um grande vendedor requer muito trabalho em equipe. Não adianta pensar sozinho, as vendas funcionam muito melhor quando feitas em conjunto. E todos sabemos que o trabalho em equipe não é assim tão simples. Por isso, é necessário adquirir valores como equilíbrio emocional, humildade, resiliência e foco.

 

2. Saber desenvolver relações maduras

Grandes vendedores não se envolvem em picuinhas. Eles são diplomáticos e resolvem muito bem as questões, sendo transparentes e francos. A verdade sempre prevalece; mentir, aumentar, inventar para vender são quesitos que não cabem no mercado atual.

 

3. Debater com outros grandes vendedores

Grandes vendedores debatem com colegas de profissão, falam de seus insucessos e de seus sucessos, simulam negociações e realizam uma competição saudável, com foco no seu desempenho, mas sem atropelar o outro.

 

4. Fidelizar os clientes

Seja o corretor para quem seu cliente recorre toda vez que quer comprar ou vender um imóvel, e seja indicado por ele para amigos e familiares. É assim que são os grandes vendedores, estabelecendo uma relação de confiança com os clientes, baseados sempre na qualidade do serviço e na transparência.

 

5. Estar muito bem preparado para a venda

É imprescindível estar extremamente bem preparado para as vendas. Um corretor de imóveis precisa saber muito mais do imóvel do que o próprio proprietário, estudar cada característica, comparar com outros imóveis da região, analisar o histórico de valorização, saber sobre a região, principalmente questões de segurança. É preciso dar um valor para o imóvel, e não um preço.

 

6. Planejar

Sem planejamento, não existem grandes vendedores. É preciso realizar um planejamento estratégico dentro da empresa em que você atua e também um planejamento pessoal, para que seus objetivos estejam alinhados aos da empresa. Pequenos planejamentos, como o dia de trabalho e o acompanhamento de uma venda, precisam também ser feitos, e você precisa estar sempre acompanhando o atingimento ou não de metas para que seja possível reestruturar suas ações.

 

Ninguém nasce sendo um grande vendedor; talvez com uma ou outra qualidade necessária para isso, mas, via de regra, é preciso trabalhar muito para alcançar essa meta. As dicas acima são meios para que você a alcance. Procure segui-las e sucesso!

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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