Por 01-07-2014

A importância da apresentação de imóveis e como impressionar o cliente

A importância da apresentação de imóveis e como impressionar o cliente

Buscar um imóvel novo, seja próprio ou alugado, não é tarefa fácil. E para ajudar neste processo é que existem os corretores de imóveis. Estes profissionais são responsáveis por levantar as demandas dos clientes e por mostrar a eles as melhores opções do mercado.

Para você que trabalha neste segmento e deseja aprimorar suas habilidades em apresentar os produtos para seus clientes, a fim de impressioná-los, separamos informações de como realizar seu trabalho de forma a alcançar a excelência. Portanto, confira!

Entenda seu cliente

Compreender o perfil do cliente é um dos passos mais importantes para que você encontre um espaço adequado à necessidade dele. Gaste alguns minutos fazendo um levantamento prévio sobre o estado civil, quantas pessoas morarão na residência, se ele tem filhos, qual a idade, se há alguma pessoa idosa ou alguém que exija cuidados especiais, dentre outras questões.

A partir disso, pense se o local é plano, alto, com escadas, se tem serviços de saúde perto, pontos de ônibus, escolas, além de outros estabelecimentos, estruturas e serviços que serão importantes para o freguês.  Com isso, o futuro comprador já se sentirá mais receptivo aos locais que você mostrará, pois compreenderá que você teve todo o cuidado para escolhê-los.

Identifique o local onde o cliente te encontrou

É quase impossível manter um negócio fora da internet. Para tudo o que vamos fazer, é nela onde pesquisamos primeiro. E isto é bom, pois facilita para o cliente encontrar a sua empresa. A web é uma aliada, que no caso da corretagem, otimiza o trabalho do vendedor.

Por toda esta importância, é que você precisa identificar quais os canais de comunicação que foram utilizados para que o cliente pudesse chegar até você. Com isso, você terá ideia do que ele já sabe sobre os imóveis que você tem disponíveis (por exemplo, desta forma, será possível saber se ele já viu fotos) e se já tem algum que ele deseja visitar. Observar estes aspectos também é importante para saber quais são os canais mais efetivos para atrair novos compradores.

Apresente fontes e não argumentos

O que dizemos nem sempre tem tanta credibilidade quanto quando citamos fontes. Por isso, não argumente: apresente fatos para seu cliente. Mostre a ele que o bairro é seguro segundo informações do batalhão de polícia que fica na região, ou que o local tende a valorizar, como apresentado na reportagem do Jornal X. E para que você tenha repertório para transmitir todas estas informações, esteja atento ao cenário deste mercado como um todo. Leia jornais, pesquise na internet e converse com “pessoas-chave” dos locais onde trabalha.

Plataformas multimídias: tenha estes grandes aliados

As tecnologias estão aí para auxiliar nossas rotinas e fazer com que as atividades fiquem mais fáceis, ágeis e seguras. E para isso, você precisa, se ainda não o faz, acrescentar alguns meios e ferramentas inovadoras para seu sucesso. Tablets e smartphones são dois equipamentos imprescindíveis para otimizar suas apresentações. Essa estratégia melhora ainda mais se, aliado a eles, você tiver um sistema para padronizar o processo de vendas da sua equipe e um aplicativo onde o cliente poderá ter acesso, de onde estiver, a todas as informações dos imóveis que sua corretora disponibiliza.

Com toda a experiência que você já possui pela vivência diária em apresentar imóveis, aliada a técnicas simples de aperfeiçoamento e reciclagem de processos, você verá suas vendas e comissões aumentarem mais e mais! Gostou das nossas dicas? Para mais informações do mundo da corretagem, continue acompanhando o nosso blog!

Juliano Trentin

Publicitário com especialização em branding, gestor de conteúdo do blog Beview e pesquisador do mercado imobiliário.

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