Por 10-07-2014

Ajude seu cliente a comprar: conheça as melhores formas de financiar imóveis

Ajude seu cliente a comprar: conheça as melhores formas de financiar imóveis

A compra do imóvel próprio é o sonho de consumo da maior parte das pessoas. Afinal, ter uma “casa” para chamar de sua, além de status, confere segurança e tranquilidade, principalmente quando se tem filhos.

Contudo, muitos ainda ficam apreensivos quando o assunto é a aquisição do tão sonhado imóvel, já que os preços altos desse tipo de investimento aparentemente não estão ao alcance de boa parcela dos trabalhadores brasileiros.

Aparentemente! Para quem realmente deseja dar o primeiro passo para a compra do seu imóvel, o mercado oferece boas opções de financiamento. Por isso, elaboramos o post de hoje para que você, corretor, tenha bons argumentos para auxiliar os seus clientes a fecharem as melhores opções de compra. No final, todos sairão satisfeitos. Confira!

Financiamento por bancos

Quando pensamos em financiamento de imóveis, a primeira coisa que vem à cabeça é o crédito oferecido pelos bancos do Governo – especialmente a Caixa Econômica Federal, que possui um sistema bastante conhecido de linhas de crédito imobiliário. Mas fechar o financiamento com a instituição realmente vale a pena?

A resposta é: depende. As taxas de juros cobradas por cada banco podem oscilar bastante e o cliente que não fizer uma pesquisa minuciosa pode sair perdendo. Vale a pena, também, ter uma conversa com o gerente, porque mesmo que a instituição pratique juros mais altos, você pode fechar uma margem lucrativa devido à sua relação antiga com o banco.

Um ponto positivo para quem procura esse tipo de financiamento é a cobertura pelo Sistema Financeiro de Habitação, SFH, que é regulado pelo Governo Federal e opera com taxas de juros um pouco mais baixas. Contudo, a medida vale apenas para imóveis tabelados entre 650 e 750 mil reais, dependendo do estado em que esteja localizado.

Leasing

Leasing é um sistema pelo qual o imóvel financiado fica registrado como propriedade da instituição financiadora. A cada mês o comprador paga uma taxa similar a um aluguel, que amortiza sua dívida. O imóvel só passa para o nome do comprador, de fato, após a quitação total do imóvel.

O leasing só é vantajoso quando o comprador tem certeza de que poderá arcar com todo o custo do imóvel. O sistema não servirá caso ele precise repassar sua carta de crédito, por exemplo. O valor das taxas aplicadas varia de acordo com a instituição administradora do contrato.

Consórcio

Os consórcios imobiliários funcionam como uma poupança, que até o final do período entrega uma carta de crédito ao comprador. O sistema é organizado da seguinte forma: uma empresa financeira administra todos os clientes interessados em adquirir um imóvel de determinado valor. Cada membro do grupo compra cotas e paga mensalmente uma parcela.

Todos os meses são sorteadas cartas de crédito imobiliário, que também podem sair por lances. Não há pagamentos de taxas além da tarifa administrativa. A vantagem é que o investidor pode ser contemplado com uma carta antes mesmo de quitar o valor total do imóvel. A desvantagem é que os valores não costumam ser muito competitivos e é preciso atestar todos os antecedentes da empresa administradora.

Quando usar o FGTS é vantajoso?

Tenha em mente: quanto maior a entrada que você puder dar no seu contrato, menor será sua dívida. Pensando que uma dívida com imóvel próprio não pode comprometer mais que 30% da renda mensal do trabalhador, quanto mais você der de entrada, menos tempo você ficará preso ao contrato. O FGTS pode ser sacado para auxiliar a quitação da casa própria quando ela é comprada à vista ou financiada por bancos.

Com essas dicas, você saberá como orientar seu cliente da melhor forma possível! Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira compartilhar seus conhecimentos conosco, deixe um comentário!

Juliano Trentin

Publicitário com especialização em branding, gestor de conteúdo do blog Beview e pesquisador do mercado imobiliário.

Experimente Ler Também:

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve