Por 29-07-2014

As melhores práticas de marketing usadas no mercado imobiliário internacional que vão alavancar suas vendas

As melhores práticas de marketing usadas no mercado imobiliário internacional que vão alavancar suas vendas

Quando surgem tendências mercadológicas no exterior, depois de um tempo elas aparecem por aqui no Brasil também. Atualmente, em tempos de globalização, é cada vez mais reduzido o período que demoram a serem aplicadas no país – isso quando não são realizadas quase que simultaneamente.

Portanto, a melhor coisa a se fazer, especialmente para quem atua no mercado imobiliário, aproveitando-se o aquecimento do setor nos últimos anos no Brasil, é ficar atento às práticas de marketing que vem sendo empregadas com sucesso lá fora. Quer saber quais são?

Uso de conteúdo de qualidade nas apresentações de imóveis

Boas fotos e imagens de plantas dos imóveis são fatores de enorme potencial para a atração e contenção de clientes nos anúncios. O mesmo pode ser considerado nas apresentações de casas e apartamentos feitas pelos agentes imobiliários, a fim de promover as visitas nos locais. Portanto, é importante chegar a bons resultados visuais que indiquem com mais clareza uma boa ideia das dimensões do imóvel, suas redondezas e mantenha o foco nas dependências e cômodos que tenham características peculiares na propriedade.

Existem inúmeras recomendações para aproveitar bem esta possibilidade. Antes de mais nada, é preciso limpar os ambientes, guardar qualquer indício de bagunça, e deixar apenas objetos que agreguem valor ao lugar, como, por exemplo, cômodas antigas, vasos elegantes e objetos de arte, que deixam um ar mais aconchegante e já pronto para morar. Prefira usar máquinas fotográficas e escolha bem quais são os melhores ângulos do lugar. Cuidado também com a iluminação: acenda as luzes internas, mesmo com a incidência de luz natural, e aproveite os horários de entardecer e nascer do sol, que são mais propícios para criar belas imagens. Não se esqueça de registrar também detalhes ou peculiaridades importantes, como quando o imóvel tem uma lareira, piscina ou salão de jogos, por exemplo.

Criar relacionamentos através de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a principal ferramenta de vendagem na Internet e funciona muito bem para vários produtos e serviços. Não poderia ser diferente para os imóveis. Hoje em dia, a maioria das pessoas faz uma primeira pesquisa na Internet, antes de ir espontaneamente a uma imobiliária, quando pensam em comprar um imóvel.

As estratégias de marketing de conteúdo são iniciativas de baixo custo e motivam uma relação com as pessoas que podem de fato aumentar a carteira de contatos e clientes. Os fatores mais importantes são: produzir um conteúdo relevante para seu público e saber como fazê-lo chegar até seu site, com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), favorecendo a troca de informações e a geração de um relacionamento virtual, mas efetivo, com as pessoas.

Marketing móvel

Estratégias de marketing que aproveitam os aplicativos para tablets e smartphones, além de outros métodos do setor de informática, são iniciativas que vêm sendo disseminadas com força total em vários países atualmente. Muitas dessas soluções tecnológicas oferecem um vínculo com o site das imobiliárias, de forma a permitir o acesso a descrições, imagens, plantas e panorâmicas dos imóveis do portfólio. Dessa forma, os clientes poderão compartilhar todas essas informações em suas redes sociais ou onde sentirem vontade, ao mesmo tempo em que visualizam todos os canais de atendimento de sua imobiliária ou construtora.

Aproveite essas novas tendências de mercado, disseminando inovação entre seus clientes já fidelizados e seus contatos, e alavanque suas vendas de maneira significativa. E você, o que você tem feito ultimamente para potencializar suas transações imobiliárias? Compartilhe conosco seus métodos!

Juliano Trentin

Publicitário com especialização em branding, gestor de conteúdo do blog Beview e pesquisador do mercado imobiliário.

Experimente Ler Também:

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve