As principais dificuldades no gerenciamento de imóveis, de acordo com as corretoras
Gerenciar imóveis requer uma série de detalhes que não podem ser deixados de lado, pois podem impactar diretamente o cliente, e assim o negócio. É por isso que as corretoras de imóveis estão constantemente em busca de soluções inovadoras para tratar todos os seus processos internos da maneira mais profissional possível, visando garantir a qualidade e agilidade dos seus serviços.
As principais dificuldades encontradas pelas corretoras no gerenciamento de imóveis ainda são carentes de soluções completas, gerando um desgaste maior para gestores de imobiliárias e coordenadores comerciais, que têm que administrar todo e qualquer problema que venha a aparecer. Na ânsia por encontrar soluções que reduzam os riscos para o negócio, eles relatam o que mais lhes preocupam:
Apresentação do imóvel
Apresentar o imóvel pode ser considerado um grande desafio, afinal, o tempo gasto com isso, pode trazer sérios impactos na produtividade do Corretor. Quando há formas de se fazer o máximo possível de forma virtual, através de fotos, de informações completas e até um tour online, o corretor economiza tempo e tem apresentações muito mais efetivas!
Precificação adequada
Precificar um imóvel não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. São verificadas informações como o valor venal do imóvel, o valor de mercado e o valor de venda ou locação pretendido pelo proprietário. Com as nuances do mercado, o preço pode ficar aquém do esperado pelo locatário, assim como pode ser muito diverso do requisitado pelo locador. Na venda de imóveis acontece o mesmo, pois muitas vezes o vendedor deseja receber um valor irreal pela venda do imóvel.
Inadimplência
Outra questão que preocupa as corretoras de imóveis é o índice de inadimplência e como mitigá-lo. Muitas vezes é necessário entrar com ações judiciais para forçar o inquilino a desocupar um imóvel, enquanto o proprietário segue recebendo os valores da corretora, que arca com os prejuízos até que o problema seja resolvido. Esta situação impacta diretamente a gestão financeira da corretora, que se vê obrigada a rever custos para manter-se no mercado de forma competitiva.
Conciliar a relação entre locador e locatário
Ao longo deste post já demos uma ideia de como é difícil gerir as expectativas de ambos lados, locador e locatário. Enquanto um busca rentabilizar seu imóvel ao máximo, o outro procura reduzir seus custos também ao máximo, criando uma situação que só é resolvida mediante muita negociação. Cabe à corretora mediar este tipo de conflito evitando que locador e locatário venham a ter desavenças, primando por uma relação amigável e duradoura, o que trará benefícios para todos.
O gerenciamento de imóveis é uma área a ser explorada por administradores e profissionais de finanças, com vistas a melhorar o desempenho do setor e reduzir os impactos negativos causados pela flutuação do mercado e pela lei da oferta e da demanda. Enquanto as corretoras não buscarem união para sanar os problemas tratados neste post, provavelmente não veremos melhoras consideráveis neste setor, que representa aproximadamente 170 bilhões anuais do PIB brasileiro.