Por 28-05-2015

Beview entrevista: Tire suas dúvidas sobre o consórcio imobiliário

Beview entrevista: Tire suas dúvidas sobre o consórcio imobiliário

Você sabe o que é um consórcio imobiliário? Em um momento de diminuição da liberação de verba para os financiamentos, o consórcio é uma ótima pedida. Conheça seus prós e contras nessa entrevista que fizemos com o especialista Felipe de Macedo Soares, da Capital Invest Consórcios, de Campinas, São Paulo.

 

Blog Beview: Como é o consórcio imobiliário? Qual é a diferença entre ele e o financiamento?

Felipe: O consórcio é a arte de poupar em grupo. O financiamento é um empréstimo. É por isso que as taxas de um consórcio são infinitamente menores que as do financiamento. Enquanto as taxas anuais de um financiamento chegam a 15%, as do consórcio não chegam a 2%. Ao fim de um financiamento, você desembolsa, entre juros e taxas, até 380% do valor pedido, enquanto no consórcio, as taxas chegam, no máximo, a 30%. No financiamento, você pede o dinheiro e o recebe na hora. Já no consórcio, é preciso ou dar um lance no grupo em que você está, ou esperar ser sorteado. O consórcio é ideal para quem tem um bom planejamento de compra de um imóvel. É bom lembrar que, além de comprar um imóvel, o consórcio também serve para outras categorias de investimento, como a compra de um terreno, a construção de uma casa, a elaboração de uma reforma e até para investimento puro e simples. A valorização do consórcio segue o INCC – Índice Nacional da Construção Civil – e, por isso está sempre valorizando acima da inflação. O consórcio é realizado com um prazo máximo de 15 anos, enquanto o financiamento chega a 30 anos.

 

BB: Como acontecem os sorteios ou lances em um consórcio?

Felipe: Isso depende da empresa que administra o consórcio. De acordo com a lei do consórcio (11.795/2008), precisa haver no mínimo um sorteio por mês. Porém, muitas administradoras oferecem até oito cartas de crédito a cada mês, por sorteio ou por meio de lances, que são adiantamentos de parcelas. Os maiores lances levam as cartas do mês. Um estudo feito pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), que representa o sistema de consórcios em todo o território nacional, afirma que a média de contemplação, em um grupo de 15 anos, se o cliente pagar sempre dentro do vencimento, é de 24 a 36 meses.

 

VEJA TAMBÉM: Baixe o e-book gratuito Lançamentos imobiliários: Como aumentar as vendas com um bom fluxo de informação!

 

BB: Qual é a documentação necessária pra fazer um consórcio imobiliário?

Felipe: Quando você resolve comprar uma cota, você é um investidor, não precisa de documentação nenhuma, além de seu RG. Você pode inclusive estar negativado. A pessoa só vai precisar da documentação na hora de retirar a carta de crédito do consórcio imobilário. Nesse momento, a documentação é basicamente a mesma do financiamento: comprovante de renda e certidões negativas. Se ela ainda não tiver as certidões e documentação necessária neste momento, pode deixar a sua carta contemplada no consórcio, e ela vai sendo reajustada por meio da taxa Selic.

 

BB: Que conselhos você daria para quem quer aderir ao consórcio imobiliário?

Felipe: Primeiro, que a pessoa faça um planejamento e possa dar um bom lance para retirar logo a carta ou que tenha mais prazo para a compra do imóvel. Depois, que procure se informar bem sobre a documentação necessária, as taxas e todos os trâmites com uma administradora confiável. Terceiro, e essa é uma dica minha, é que não entrem em consórcios com bancos. Isso porque esse tipo de investimento não é vantajoso para o banco, em meio a tantas outras linhas de crédito que eles oferecem. Então, vejo que eles cumprem apenas o que a lei manda, que é um sorteio por mês, e muitos gerentes mal têm as informações necessárias a serem repassadas, o que acaba desestimulando os cotistas e causando muitas desistências, prejudicando o grupo todo.
Deu para entender o que é efetivamente um consórcio imobiliário? Restou alguma dúvida? Escreva nos comentários, que em breve, teremos sua resposta.

 

banner_diagnostico_gestao_lancamentos-06

 

 

 

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve