Por 02-09-2015

Cobrança e pagamento de corretagem para lançamentos: como gerenciar sem riscos?

Cobrança e pagamento de corretagem para lançamentos: como gerenciar sem riscos?

 

A questão da cobrança da corretagem para lançamentos é bastante polêmica. Isso porque muitos clientes alegam não saber que estão pagando essa taxa (que geralmente equivale a 5% do valor do imóvel) no ato da compra. É comum vermos compradores processando construtoras e incorporadoras por conta da cobrança desse valor e tendo que devolvê-lo ao cliente.

Mas, calma, o corretor precisa e deve ser remunerado. A questão é que o contrato deve deixar isso bem claro, para que o cliente tenha ciência de que esse valor, no ato da compra, será destinado à corretagem. Sem essa prática, os clientes podem acionar a justiça e requerer o valor de volta, já que, ele pode achar que já pagou uma parte do imóvel, o que constitui uma inverdade.

De toda forma, alguns juízes entendem que o valor da corretagem para lançamentos deve ser pago pela incorporadora ou construtora, o que, muitas vezes não interfere no valor do imóvel, já que a corretagem seria repassada ao cliente, de um jeito ou de outro. O importante, de acordo com a jurisprudência, é ser transparente nos valores pagos e a quem ou a que serão destinados.

Se você é corretor ou proprietário de uma construtora/incorporadora ou imobiliária, certifique-se sempre, nos contratos de lançamentos, que o cliente estará ciente dos valores pagos. Do contrário, você poderá ter problemas com a justiça e, consequentemente, com a sua imagem.

Como você lida com isso? Já teve problemas com a corretagem para lançamentos? Consegue gerenciá-la sem riscos? Vamos debater!

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve