Por 02-07-2014

Como começar uma equipe de corretores multiplataforma

Como começar uma equipe de corretores multiplataforma

Se você acompanha meus textos aqui no blog, sabe da importância que eu dou para a tecnologia dentro das imobiliárias. Ela é capaz de viabilizar algo interessantíssimo dentro dessas empresas: a criação de uma equipe de corretores multiplataforma. Seu time é capaz de vender online e offline, aproveitando todas as ferramentas e possibilidades que a TI oferece para uma organização. Com ela, ganha todo mundo:

  • Ganha o gestor, que tem controle total sobre todas as operações
  • E ganha o corretor, que pode focar seu trabalho nos pontos mais estratégicos, fazendo uma venda bem mais próxima e consultiva.

Diante desse cenário animador, muitos gestores me perguntam: “como eu começo uma equipe de corretores multiplataforma?”. Eu tenho três conselhos para incentivar o desenvolvimento dessa “filosofia de gestão” dentro de uma imobiliária. Vou descrever cada um deles e dar alguns exemplos:

 

Primeira dica: não faça uma migração brusca

Um ambiente de trabalho se constrói com rotinas. Você chega no escritório, liga os computadores, faz as primeiras ligações, atende os clientes, almoça, trabalha no turno da tarde e, perto da noite, fecha a imobiliária. Essa rotina ajuda você a organizar as tarefas e agilizar alguns processos mecânicos.

 

Agora pense só: e se alguém, do nada, chegar com uma tecnologia para mudar todo esse processo de uma vez? A reação inicial pode gerar problemas e controvérsias. Por isso, recomendo: comece aos poucos. Na área de TI, usam um termo muito bom para isso: levantamento de legado. Veja o que sua imobiliária já faz (ou seja, o legado) e analise como a tecnologia pode ajudar nesse processo.

 

Um exemplo prático é a apresentação de imóveis. Você pode usar uma tecnologia que apoie o corretor nesse momento pontual (e crucial) da venda. Uma solução que permita, por exemplo, o uso de tablets e smartphones como ferramentas complementares na apresentação de uma casa ou apartamento. Note que essa tecnologia não muda radicalmente todo o processo – ela complementa ações que já existem. Existem várias outras tecnologias que se aplicam aqui dentro. Que tal pensar em algo assim para sua empresa?

 

Segunda dica: opte pela praticidade

Quando publiquei aqui no blog um artigo sobre gestão de TI nas imobiliárias, alguns gestores me perguntaram: preciso de toda essa complicação? Aqui está um grande erro: tecnologia não foi feita para ser difícil. Muito pelo contrário. Ela serve para facilitar o trabalho dos gestores e dos colaboradores de uma empresa do ramo. Se você quer ter um time multiplataforma, precisa contar com soluções que, de fato, apoiem os colaboradores.

 

Na hora de escolher uma solução tecnológica, opte pela praticidade. Escolha sistemas fáceis de implantar, que não dependam de um processo muito doloroso para começar a operar. Além disso, a plataforma deve ser de uso simples – qualquer corretor com um treinamento mínimo pode operá-la sem esforço.

 

E por último: escolha sistemas bons para todos

Meu último conselho para criar equipes de corretores multiplataforma: dê para eles um arsenal poderoso. Ofereça a eles soluções capazes de ajudar em cada fase da compra ou aluguel de um imóvel. Em suma: pense nas necessidades dele.

 

O erro de muitos gestores é comprar soluções muito parrudas para a gestão da imobiliária, esquecendo totalmente da sua equipe. Se você quer ter um time de alta performance e multiplataforma, ele demandará ferramentas eficazes e eficientes.

 

Não existe tecnologia no mundo que substitua o talento de um bom corretor, é claro. Mas nós sabemos que, se você instrumentalizar bem a sua equipe, os resultados da imobiliária tendem a melhorar muito.


Se você tem interesse nessa área, ou passou por uma experiência parecida, deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe suas impressões com outros leitores!

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve