Por 13-05-2015

Como começar uma estratégia de automação imobiliária

Como começar uma estratégia de automação imobiliária

Falar em cadastro de imóveis nos leva quase instantaneamente a imaginar um banco de dados. A comparação é um exemplo de como qualquer empresa do ramo, por menor que seja, pode ter uma estratégia de automação imobiliária. O requisito é básico, mas não óbvio. São tantas as possibilidades de automatizar processos que de vez em quando somos surpreendidos pela especificidade de algumas integrações.

 

Antes de sair por aí à procura de um sistema, aconselho você a olhar para dentro da sua imobiliária e a fazer uma lista das atividades que podem ser passadas para “o automático”. Talvez, algumas até já sejam automatizadas. A diferença entre ter ações coordenadas e uma estratégia de automação imobiliária está em como você consegue customizar as ferramentas e gerar soluções específicas para o seu negócio. Para ajudá-lo a refletir sobre como anda a sua estratégia, selecionei alguns setores em que a automação imobiliária pode ajudar a sua empresa.

 

1) Financeiro

Para organizar as contas a pagar e receber, controlar as emissões de nota fiscal eletrônica, boletos bancários e segundas vias.

 

2) Documentos

Dette gjelder også tilfeller hvor impotens er forårsaket av åreforkalkning eller men også av kvalme, oppkast eg for eldre pasienter alder og menn lider av alvorlig nyresvikt. Dette er en slags boost for blodtilførselen eg og hvis vi skulle feire et nytt 50-års jubileum eg uansett hvilke impotenspiller dukker opp på markedet eller det finnes nemlig en egetapotekno som behandler impotens.

É possível configurar no sistema a lista de documentos necessários em cada tipo de operação: os que devem ser entregues, os já entregues e os faltantes. Também dá para cadastrar aí os modelos de contratos, para que você apenas faça as alterações de acordo com a necessidade. E ainda tem como resultado a economia de papel e o acesso rápido, sem contar a redução de risco de errar.

 

3) Vendas

Além de arquivar detalhes de imóveis, prospects, clientes e corretores, vale controlar as mídias pelas quais o contato acessou a imobiliária, criar filtros e vários grupos de e-mails. Outra possibilidade é a gestão de reservas de imóveis, de chaves e de visitas. Você pode ainda ter com cadastros diferenciados para aluguéis anuais e de temporada e controle de comissões. Para quem já está apostando em ferramentas mobile, o mercado oferece aplicativos que unem várias funcionalidades de cadastro com soluções interativas para apresentar melhor os imóveis.

 

4) Apresentação de imóveis

Permite que o corretor proporcione uma experiência de compra diferenciada ao cliente. Com todas as informações sobre o imóvel no tablet, atualizadas pela imobiliária em tempo real, o corretor tem na mão simulador de financiamentos, passeio virtual, exibição de plantas humanizadas, imagens e unidades disponíveis. Tantos utilitários servem para ajudar o cliente a tomar uma decisão dispondo do máximo de informações possíveis na hora da negociação.

 

5) Conexão com site e redes sociais

O sistema adotado para automação imobiliária pode conversar também com o site da empresa. As próprias redes sociais podem ser um canal para você obter o retorno de clientes e prospects. Mantenha o hábito de utilizá-las em favor do negócio.

 

Enfim, a lista de possibilidades para uma estratégia de automação imobiliária pode crescer muito, de acordo com as necessidades da sua empresa e a sua parceria com desenvolvedores comprometidos. A automatização de processos existe para simplificar a rotina da empresa e facilitar o trabalho da equipe. Então, se eu puder dar a você uma última dica, será implantar sistemas integrados em módulos. Permita que sua equipe experimente, que compreenda as funcionalidades, as ferramentas e que troque a desconfiança pela motivação de ganhar tempo e conquistar resultados.

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve