Por 26-04-2016

Como realizar a captação de um imóvel para gerar um anúncio eficiente e ter bons resultados

Como realizar a captação de um imóvel para gerar um anúncio eficiente e ter bons resultados

A captação de um imóvel é o momento mais importante para o processo que consiste desde a busca até a venda do imóvel para determinado cliente. E por que ela é tão importante? Porque é no momento da captação que o corretor de imóveis consegue detalhes para elaborar um anúncio eficiente, capaz de despertar o interesse do cliente que navega em busca de um novo imóvel. Uma vez atraído pelas informações que viu na internet, aumentam as chances de o futuro cliente solicitar mais informações ou mesmo marcar uma visita.

Alguns profissionais fazem uma captação à distância, recebendo fotos e textos já prontos, feitos pelo proprietário. Outros chegam a copiar textos e imagens de outros anúncios, já que não existe exclusividade e eles acreditam que não há razões para despender tempo em deslocamento e se dedicar à captação de uma propriedade que já está sendo anunciada em outra imobiliária. Engana-se quem pensa assim.

Eu, particularmente, amo fazer captação. Nessas oportunidades, eu consigo preparar os melhores anúncios, aqueles que geram mais visualizações, mais atendimentos e, consequentemente, mais vendas, pois é nessas visitas que tenho a oportunidade de conhecer sensorialmente o imóvel que ficará à disposição para venda.

Compartilho com vocês os principais pontos e a razão pelas quais eu tomo esses cuidados na criação de um anúncio.

Agendamento de uma captação

Antes de realizar a captação do imóvel, você deve ligar para o proprietário, saber qual o melhor horário para a visita e conscientizá-lo de quanto ela é importante. Avisar que será preciso fotografar, medir e talvez até filmar o imóvel em questão e que por isso ele deve estar o mais arrumado e limpo possível. Geralmente ele entende e deixa tudo pronto para sua visita, mas se precisar de argumentos, defenda que fotos e vídeos aumentam sensivelmente o número de interessados e também as chances de venda. Avise também que será preciso cópias da matrícula, IPTU e demais documentos do imóvel.

Checando o seu equipamento

Durante a sua visita de captação, você deverá estar preparado com suas ferramentas básicas: ficha de captação, autorização de venda, caneta, fita métrica e máquina fotográfica. Existem empresas que disponibilizam fotógrafos profissionais para ajudar o corretor, mas se esse não é o seu caso, como acontece na maioria das imobiliárias no Brasil, faça isso com seu próprio equipamento. Tudo deverá estar na sua bolsa, pronto para ser usado. Se durante uma visita de captação você precisar pedir uma caneta, por exemplo, poderá passar para o proprietário a impressão de despreparo. E convenhamos que ninguém quer isso.

Outro ponto importante diz respeito a equipamentos eletrônicos. Será ótimo você fazer uma captação através de tablets, smartphone ou mesmo no computador, isso agilizará o processo, mas certifique-se de que terá acesso à internet, que tem bateria suficiente e que tudo está funcionando, para não tornar a visita – que deve ser ao mesmo tempo rápida e produtiva – em um momento constrangedor.

Ainda, utilizar fichas de captação padronizadas e impressas em papel não é feio nem antiquado. Ao contrário, elas podem agilizar sua visita de captação.

Entreviste o proprietário durante a visita

Ao chegar ao seu cliente no horário pré-agendado e com o equipamento pronto, é muito importante entrevistar a pessoa para saber dos detalhes do imóvel. Saber detalhes do projeto, perguntar sobre a construção, o acabamento, instalações, planos de aumento de ampliação ou reforma, etc. É durante essa entrevista que você saberá a história do imóvel e com esses detalhes será possível escrever uma descrição capaz de despertar a curiosidade de quem irá avaliar o seu anúncio na internet.

Entenda se ali existe a história de uma família ou se faz parte do plano de um investidor para ganhar dinheiro e utilize isso para descrever o imóvel que vai vender.

Um anúncio ideal não deve ter mais de mil caracteres, mas a maioria tem em torno de 200, ou seja, busque a objetividade.

Explore a entrevista. Você vai perceber que suas descrições serão mais detalhadas e acredite: isso gera venda!

Colete o máximo de detalhes técnicos

Independentemente de captar informações com papel ou meio digital, faça isso com exatidão.

Esses detalhes tornam seu anúncio mais completo e melhor avaliado, além de ajudar em fatores de posicionamento em portais e até mesmo no Google. Aí está uma das importâncias de ter solicitado a matrícula, a escritura e o IPTU durante a entrevista com o proprietário.

Preencha corretamente os valores de área útil, área comum, área construída e, se possível, inclua as medidas da garagem, das áreas de lazer e do recuo, que muitas vezes não constam na escritura, mas serão fundamentais para seu anúncio. Preenchidos corretamente, eles estarão no site da sua imobiliária e nos demais canais da empresa. Dedique tempo para esse registro.

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Fotografando o imóvel

Fotografar não faz parte da formação do corretor de imóveis. Por isso, muitos profissionais têm dificuldade nessa etapa captação. Se você passa por isso, felizmente hoje existe muito material sobre fotografia imobiliária na internet e até cursos específicos para isso.

Mas se você já está acostumado a fotografar, deixo algumas dicas:

  • procure mostrar os ambientes da casa; mesmo quando isto não é possível por conta de espaços, procure sempre tirar fotos encostado na parede e com os braços encolhidos para ganhar esse espaço;
  • fotografe muito, mas saiba escolher as fotos, evitando aquelas que expõem posicionamentos políticos, esportivos ou mesmo religiosos dos moradores;
  • crie um roteiro imaginário ao fotografar; pense que está visitando o ambiente, e transfira essa sequência para o anúncio. Esse cuidado tornará seu anúncio mais agradável para os usuários que navegam pelo seu site.
  • renomeie as imagens com informações sobre o imóvel; não publique fotos com os padrões da câmera ou smartphone. Além de facilitar a identificação dos ambientes pelo clientes, isso é importante para melhorar o posicionamento do site de sua imobiliária no Google.

Apresente seu anúncio ao proprietário

Após encerrar sua visita de captação e instalar a sua placa, agradeça ao proprietário e de imediato se dedique à preparação do anúncio. Quanto mais recentes na sua memória as informações sobre a casa ou apartamento estiverem, melhor será a qualidade do seu anúncio. Se você deixar isso passar por dias é possível que esqueça algum detalhe, mesmo que tenha se preocupado em anotar tudo.

Mas, seja como for, ao terminar o anúncio, com descrição, detalhes e imagens, apresente-o primeiramente para o proprietário. Ele será capaz de corrigir rapidamente pequenos erros e a aprovação dele será muito importante para saber que você realizou uma prospecção capaz de despertar o interesse de quem busca um novo imóvel para morar.

Antes de publicar, leia mais uma vez. Se possível, peça a um colega para ler também. Assim, diminuiu-se a chance de divulgar um anúncio com erros de digitação ou concordância.

Aprovado o anúncio que começou a ser gerado na captação, você só precisa publicar no seu sistema imobiliário. Ele irá automaticamente direcionar esse imóvel para seu site, sua páginas em portais e para o seu aplicativo Beview, de maneira simples e integrada. Assim, sua captação estará à disposição em vários canais de atendimento, o que ajudará muito no compartilhamento de informações e também na visibilidade da sua oferta.

Compartilhei com vocês a maneira como eu costumo realizar a captação de um imóvel. Dessa maneira eu costumo ter bons resultados, inclusive quando preciso solicitar ao proprietário a exclusividade de venda. E como você realiza a captação na sua cidade? Conte para nós.

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Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência em implantação de atendimento online, especialista em otimização de resultados de anúncios e campanhas digitais e editor do blog Beview.

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