Por 23-07-2014

Como sistemas avançados fazem uma imobiliária economizar

Como sistemas avançados fazem uma imobiliária economizar

Se você conseguisse identificar os futuros clientes entre todos os que procuram sua imobiliária, certamente dedicaria mais tempo a negócios que nem pareciam promissores, ou então deixaria de lado atividades que apenas tomam o seu tempo, para a imobiliária economizar. A boa notícia é que há um meio termo entre a bola de cristal e o desafio constante de prospectar clientes.

 

Se você não souber exatamente aonde quer chegar, o empenho da sua força de vendas pode virar desperdício de tempo e recursos. Alguns sistemas avançados podem ajudar sua imobiliária a economizar por adoção de padrões e análise das informações que você têm em seu banco de dados. Vou lhe dar três exemplos para ganhar tempo e não perder dinheiro.

 

1) Conte com um CRM

Tudo o que você sabe sobre seu público-alvo é igual a ouro para a sua imobiliária. Use as informações ao seu favor e atue de maneira proativa. Não é adivinhação, mas é a maneira mais próxima de você enxergar um cliente de verdade. O que torna isto possível é o sistema de gestão por CRM, do inglês, Customer Relationship Management.

 

Este tipo de sistema faz você pensar no negócio a partir dos clientes, porque integra as informações sobre eles e permite o cruzamento de dados e gera relatórios. Perfeito para você descobrir novos nichos de atuação e conhecer padrões de consumo. Assim é mais fácil direcionar campanhas e personalizar as abordagens.

 

2) Acelere as vistorias de imóveis

Evita desperdício e dor de cabeça. O contrato de aluguel do imóvel mais singelo precisa de vistorias de entrada e saída. No modo tradicional, o corretor sai da imobiliária após buscar referências, vai até o local, tira fotos, volta à imobiliária e só então coloca tudo no sistema. Na hora de esvaziar o imóvel, há outra visita e mais uma rodada de conferência de informações no escritório. Isso leva tempo e atrasa negócios bem mais lucrativos.

 

Solução em tempo real

Um aplicativo de vistoria de imóveis integrado ao banco de dados da imobiliária pode fazer com que o cadastro da vistoria seja resolvido ainda na visita. O corretor recebe o endereço e as referências por e-mail. No local, ele pode fotografar com o próprio tablet, preencher as informações sobre o imóvel e comparar o antes e o depois. A solução tecnológica gera quatro benefícios fundamentais para a imobiliária:

  • redução de custos em deslocamentos
  • agilidade no preenchimento de dados
  • diminuição de erros e conflitos entre locador e locatário
  • segurança da informação

 

3) Use seu banco de dados como ferramenta de apresentação

Se é na hora da argumentação de vendas que você precisa ter o maior número de informações à disposição, por que não utilizar o banco de dados da sua imobiliária? Se você se dedicar a ter um cadastro de imóveis com o maior número de registros possível, a  tecnologia pode providenciar o melhor formato e a usabilidade para isso. Aplicativos especialmente desenvolvidos para o setor geram informações integradas e ajudam a imobiliária a economizar. Algumas soluções unem:

  • Versões para tablet, smartphone e computador
  • Funcionamento online e offline
  • Padronização de dados para todos os imóveis
  • Pastas digitais de documentos
  • Exibição de plantas humanizadas
  • Passeio virtual, vídeos e fotos em alta resolução
  • Preços e número de unidades atualizados em tempo real pelo incorporador
  • Mapas e calculadora financeira
  • Simulador de financiamentos

 

Ficou interessado em mais soluções para sua imobiliária economizar otimizando processos? Deixe seu comentário abaixo e voltaremos a conversar sobre o tema.

 

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve