Por 25-07-2014

Como a tecnologia pode alavancar a gestão de uma imobiliária

Como a tecnologia pode alavancar a gestão de uma imobiliária

A velha máxima do “tempo é dinheiro” não envelhece quando o assunto é a gestão de uma imobiliária. No cenário do avanço da internet, as empresas que sobrevivem e conseguem crescer são aquelas que se adaptam na velocidade necessária. Mudar envolve muitos riscos, mas traz compensações que podem representar a estabilidade para o negócio. Para ajudá-lo no próximo passo, quero compartilhar com você alguns departamentos que podem ganhar muito com a tecnologia.

Apresentação de imóveis

O jeito como você apresenta os seus produtos revela muita coisa sobre a sua empresa. Quer um exemplo? Se o consumidor fizer várias perguntas sobre diferentes imóveis, o tempo até a resposta e a qualidade das informações darão pistas importantes sobre o nível de organização da sua imobiliária. Alguns exemplos são o controle de processos e o conhecimento de mercado que o corretor possui. Talento e habilidade ajudam na apresentação de imóveis, mas nem uma memória de elefante consegue processar tantas respostas tão depressa. Ferramentas de gestão informatizadas permitem que você cadastre todos os dados sobre seus imóveis em um catálogo completo e ao alcance das mãos. Se a exibição puder ser feita pelo tablet ou smartphone e impressionar com recursos como vídeos, plantas e fotos 360º, o impacto positivo será ainda maior.

Gestão de negociações

Vamos supor que você tenha todos os imóveis da sua empresa catalogados e atualizados. O próximo passo é pensar na segurança dos dados e na integração de sistemas utilizados pela imobiliária. Menos tempo gasto pelos corretores lançando informações no sistema e em diferentes plataformas significa mais tempo para a equipe investir em vendas. Na cartilha “Como montar uma Imobiliária”, o Sebrae reforça a importância da tecnologia para profissionalizar a gestão do negócio que, apesar de promissor, está diante de um mercado em que grandes imobiliárias ligadas às construtoras e incorporadoras apresentam serviços com qualidade cada vez melhor ao cliente, além de práticas de gestão mais apuradas.

Controle empresarial

O controle empresarial é o que garante a manutenção do curso inicial do que você planejou para a sua empresa. Na prática, é trabalhar com padrões de desempenho, comparar constantemente a eles os seus resultados e avaliar como os recursos da imobiliária estão sendo utilizados para poder tomar decisões. O que leva a empresa ao controle é organizar bem as finanças, os recursos humanos ea produção, fazendo com que tudo caminhe no mesmo sentido. Alguns sistemas específicos podem ser decisivos nessa tarefa:

  • O CRM (Customer Relationship Management) para um cadastro inteligente de clientes que norteie a atividade de vendas.
  • O ERP (Enterprise Resource Planning), que supervisiona a todos os processos de gestão e garante um bom fluxo de informações entre os setores da emrpesa.
  • Um site atualizado que ofereça busca inteligente, fotos de qualidade, descrição completa dos imóveis, mapas e organização em diversas categorias.
  • Um aplicativo específico para mobile que dê apoio aos corretores fora do escritório e forneça informações integradas sobre o produto para fechar o negócio.

Quanto mais enxuta a estrutura da imobiliária, mais é preciso otimizar tempo e recursos para alcançar resultados. Outro motivo para a empresa contar com ferramentas de suporte ao controle de produtividade é a redução de custos nos processos internos. Parece detalhe, mas diminuir o uso de papel, por exemplo, gera excelentes cases de otimização de recursos em imobiliárias pelo país.

Marketing

É praticamente impossível hoje em dia tratar das atividades relacionadas ao marketing imobiliário sem falar em ações digitais. Para cada processo que envolve a estratégia de uma imobiliária, seja para conhecer, captar ou se relacionar com clientes, há listas de ações possíveis ligadas à internet. Nesse sentido, utilizar um padrão de informações em nome da qualidade e integrar os dados a partir de bases tecnológicas são as ações que mais dão resultado para o fortalecimento da marca.


No próximo post, a gente entra em detalhes sobre as alternativas de sistemas para o gerenciamento de imobiliárias. Até lá!

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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