Por 24-07-2015

Como vender imóveis novos em áreas com muita oferta

Como vender imóveis novos em áreas com muita oferta

Certas áreas urbanas brasileiras tornaram-se “cidades dormitório”, o que, de acordo com a Wikipedia, “é uma designação usada para se referir a aglomerados urbanos surgidos nos arredores de uma grande cidade tipicamente para servir de moradia a trabalhadores da cidade-núcleo da região”. Essas áreas têm sido extremamente exploradas por construtoras e incorporadoras, que realizam cada vez mais lançamentos imobiliários. Mas, com tanta oferta, como vender imóveis novos em uma área inflada como essa?

Bom, a verdade é que é preciso utilizar as mesmas táticas de vendas de um lançamento, conforme já comentei aqui, e caprichar na customização e diferenciais. Repito que ouvir o cliente faz com que você saiba exatamente o que ele quer. Outra dica: claro que você precisa vender imóveis novos e conquistar seu cliente, mas muitas vezes uma coisa exclui a outra. Se você é um corretor de imóveis, pode estar ansioso para vender aquele lançamento x, mas, ao ouvir atentamente a demanda do seu cliente, percebe que não é o imóvel ideal para ele. Como já falei anteriormente, muitas vezes perder um negócio é melhor que perder um cliente.

 As construtoras e incorporadoras que desejem vender imóveis novos em áreas com muita oferta devem apostar em uma boa agência de comunicação. Por meio da agência, podem falar com os prospects em todos os veículos possíveis, tanto digitais quanto analógicos, para repassar exatamente a ideia do imóvel, quem é seu público alvo, quais são suas vantagens e diferenciais em relação aos demais na mesma região, além de mostrar imagens que valorizem o empreendimento, demonstrando como ele irá ficar quando pronto.

 Já os vendedores devem (baterei sempre nessa tecla) estar muito bem treinados e a par das características do imóvel para poder repassar para os clientes na hora da apresentação. Essas informações podem estar ainda em um aplicativo de apresentação, que o corretor leva consigo em seu tablet, por exemplo, junto com imagens, plantas e demais visualizações. Desse modo, o cliente percebe e entende, de forma clara, as características do imóvel repassadas pelo vendedor.

Definitivamente, aliar tecnologia, marketing e treinamento é a melhor opção no concorrido mercado imobiliário, principalmente para a venda de imóveis novos, em áreas com muita oferta. Sabendo disso, elabore seu planejamento e  suas metas com antecedência para conquistar bons negócios!

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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