Por 02-06-2016

Criando uma cultura digital de resultados em negócios imobiliários

Criando uma cultura digital de resultados em negócios imobiliários

Ao conversar com gestores ou proprietários de empresas imobiliárias sobre qual dever ser o foco dos investimentos em mídia para os próximos anos, a resposta é quase unânime: a prospecção de clientes e a divulgação de suas ofertas deverão ser feitas através de canais online de modo a produzir mais resultados para seus negócios imobiliários.

Mesmo com essa convicção, há quase sempre uma decepção, por conta da grande diferença entre o resultado que se deseja e o que se consegue dos meios digitais para a efetivação de negócios imobiliários. Então como fazer para diminuir essa diferença e cumprir as expectativas? Criando uma cultura digital voltada para resultados específicos no mercado imobiliário. Como fazer isso? É o que vou responder neste artigo:

Direcione seus investimentos para o meio digital

Um problema comum, que costuma colaborar para esse cenário é não mergulhar de vez no meio digital. De tanto estar acostumado a anunciar no jornal, a investir em panfletagem, outdoor ou outra mídia offline, o empresário acaba por não redirecionar totalmente seus investimentos por conservadorismo e termina por pulverizar suas ações entre as tradicionais mencionadas aqui e o meio digital.

Se você deseja ter a internet como sua fonte de contatos para seus imóveis, direcione todas as suas ações para esse meio. Ainda que no começo o retorno não seja o esperado, com o tempo será possível medir e entender a relação de retorno de investimento, coisa que é muito difícil de fazer quando você está divulgando seus imóveis através de panfletos ou afins.

Crie métricas para mensurar resultados

O marketing digital vai muito além de ser uma forma de prospectar novos clientes. Por meio dele é possível medir um enorme leque de itens que determinam o sucesso de um negócio imobiliário: número de atendimentos em determinado imóvel, conversão de uma equipe ou corretor, canais que recebem mais atendimentos, imóveis que mais chamam a atenção, etc.

Dirigir uma imobiliária sem métricas é conduzi-la de maneira cega. Ao criar uma cultura de leitura e acompanhamento de resultados, será possível entender melhor onde você está aplicando seu dinheiro e isso só é possível através do meio digital.

Qualifique seus corretores

Ao mesmo tempo que você precisa estar em constante melhora dos seus anúncios e canais de atendimento online, é preciso qualificar sua equipe de vendas. Por isso, invista em treinamentos periódicos para que seus corretores estejam preparados para prestar um excelente atendimento para um cliente tão exigente quanto o usuário de internet.  Esse cliente está acostumado a receber rapidamente e com muita qualidade as informações que solicita. Sua imobiliária deve buscar um nível de excelência nesse sentido.

Portanto, a qualificação de seus corretores deve fazer parte da cultura da sua imobiliária. Cursos online, palestras presenciais, vídeos motivacionais no Youtube. Felizmente hoje o que não falta são opções para qualificar uma equipe de vendas. Crie uma rotina de treinamentos, à medida que os resultados forem aparecendo, novos corretores irão querer participar deles.

Crie uma área profissional de apoio

De nada valerá você investir todo o seu esforço e dinheiro em uma metodologia de trabalho se você não tiver conhecimento da infraestrutura e das ferramentas necessárias para que sua imobiliária se torne uma empresa digital. E mesmo que você saiba como utilizar um software de CRM ou e-mail marketing, não será sempre que você poderá operar essas ferramentas. O ideal é que você  crie uma área profissional de apoio e suporte a sua equipe de vendas, independentemente do tamanho do seu negócio.

Mesmo que você possa contar com apenas um profissional, esse suporte deve ser visto como fundamental para que os corretores  possam se concentrar naquilo que eles fazem de melhor: vender imóveis.

A implementação de uma cultura digital de resultados, ao meu ver, é hoje vital para a manutenção do negócio imobiliário. Ainda é possível ter resultados com os métodos tradicionais. Existem corretores com um grande aproveitamento de seus trabalhos de prospecção porta a porta ou mesmo em stands, mas convenhamos, isso se torna cada vez mais raro.

Se você entende que isso é uma realidade e que a internet é o caminho para sua empresa, siga essas dicas. Certamente serão muito úteis na busca por esse objetivo.

Até a próxima.

 

 

Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência em implantação de atendimento online, especialista em otimização de resultados de anúncios e campanhas digitais e editor do blog Beview.

Experimente Ler Também:

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve