Por 12-01-2016

De corretor de imóveis a diretor comercial: os passos para o upgrade na carreira imobiliária

De corretor de imóveis a diretor comercial: os passos para o upgrade na carreira imobiliária

Você trabalha para uma construtora ou imobiliária. Pode ser mais seguro do que ser um corretor autônomo, mas você corre o risco de ver sua carreira estagnada. É isso que você quer? Continuar no mesmo ritmo, sem se preocupar com ascensão profissional. Sem problemas. A decisão é sua.

Mas se, ao contrário, você pensa em dar um upgrade na carreira e essa possibilidade existe na empresa em que você trabalha, fique atento a algumas dicas que podem ajudá-lo a se destacar na equipe e ser o primeiro a conquistar uma promoção.

Dedicação e comprometimento não podem faltar

Mais do que básicos, esses dois requisitos são o que diferencia você de outros profissionais. Ser dedicado e comprometido com o trabalho significa ter pontualidade, mas também ser flexível quanto ao horário de trabalho, ser organizado, tanto com seu espaço de trabalho – que muitas vezes é coletivo – quanto com materiais pessoais e processos de trabalho. E seja, na medida do possível, eficiente, mostre aos seus gestores sua vontade de ser líder e exerça a liderança quando tiver oportunidade. Nessas situações, tome cuidado com aqueles colegas, mesmo hierarquicamente superiores, que podem se sentir ameaçados pela sua postura e tentar impedi-lo ou prejudicá-lo de alcançar o que deseja.

Vivências pessoais valem muito

Sua experiência fora do trabalho também conta. Se você tem o hábito de ler, por exemplo, já está um passo a frente daquele colega que não tem. A leitura amplia o vocabulário, melhora a fluência verbal, além de lhe dar segurança para abordar diversos assuntos, o que é interessante dependendo do perfil do cliente.

Viajar é outra atividade que aumenta sua bagagem de informação. Em outra cidade ou país, você acaba vendo a sua realidade com outros olhos, valorizando mais as pequenas coisas que, por estar habituado, deixa passar no dia a dia.

Conhecimento não ocupa espaço

Quanto mais você souber, melhor. Se você ainda não tem graduação, busque um curso que auxilie nas rotinas do mercado imobiliário. Administração, Direito, Economia são algumas opções. Já é graduado? Então faça uma especialização, que aí sim poderá ser diretamente relacionada a sua área, como gestão de negócios imobiliários, administração de condomínios, técnico em transações imobiliárias. Outra habilidade muito importante é falar outros idiomas, especialmente inglês e espanhol, pois, incentivados pelo cenário econômico, cada vez mais estrangeiros estão adquirindo imóveis no Brasil. E a tendência é que essa procura aumente nos próximos anos.

Informação nunca é demais

Além das salas de aula, você deve conhecer todos os imóveis do seu portfólio – e atenção nas atualizações: oferecer um imóvel que já foi vendido pode gerar transtornos para você, para a equipe e também para o cliente. É muito importante também conhecer os clientes que você atende. Explore o perfil de cada um na primeira conversa, descubra as preferências, as necessidades, e leve isso em consideração ao avançar a negociação.

Dados sobre a área de atuação – ou abrangência da empresa – também estão entre os itens obrigatórios para se destacar na equipe. Ter em mãos essas informações pode ser decisivo para fechar uma venda. Isso inclui conhecer a região em que estão localizados os imóveis do seu portfólio, saber de que serviços ou facilidades ela dispõe, a distância – e o tempo de deslocamento – até locais específicos, como mercados, escolas, hospitais, o histórico de valorização dos imóveis, entre outros detalhes que achar conveniente usar como argumento para convencer o cliente.

Técnica é fundamental

Ainda, para que todo esse conhecimento faça algum sentido, você precisa saber quando e como usar cada informação. Por isso, mantenha-se atualizado em relação às técnicas de negociação, estratégias de venda, argumentação.

A ideia é não parar de estudar. Nunca. Cursos de curta duração, palestras, congressos. Há diversas possibilidades de aprender mais e também de se relacionar com pessoas diferentes. Com esse aprendizado constante, sua atuação profissional será melhor a cada dia, e as pessoas vão perceber isso.

Pró-atividade faz a diferença

Saia na frente. Nas suas leituras e nas conversas com amigos, colegas e clientes, busque descobrir novidades para o mercado imobiliário. Novas estratégias, novos métodos de abordagem comercial, soluções tecnológicas que podem contribuir para agilizar a negociação e melhorar os resultados.

A tecnologia está aí para facilitar a nossa vida. Com tanta informação disponível (e necessária), não dá para contar só com a memória. Além de que cada vez mais os atendimentos estão acontecendo fora do escritório e também do horário comercial.

Ter informação à mão, em qualquer lugar, a qualquer hora, vai fazer uma grande diferença na sua performance profissional – e nos seus resultados. E essa diferença que vai aumentar as chances de você – e não o seu colega – alcançarem o upgrade na carreira.

 

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve