Por 06-01-2016

ERP, CRM e ferramentas de vendas para mercado imobiliário: organize o fluxo de trabalho nesse início de ano

ERP, CRM e ferramentas de vendas para mercado imobiliário: organize o fluxo de trabalho nesse início de ano

Início de ano é uma oportunidade perfeita para rever algumas práticas, fazer uma avaliação do que é positivo e do que precisa ser revisto para melhorar os resultados da sua empresa. Uma das razões é que as pessoas, em geral, estão mais receptivas a mudanças tanto na vida pessoal quanto na profissional. Outro motivo é que, em se tratando de negócios, o objetivo de qualquer mudança é sempre facilitar o trabalho, qualificar o atendimento e aumentar os dividendos.

Já falamos muitas vezes que em qualquer segmento, mas especialmente no mercado imobiliário, a informação é fundamental para conquistar e reter clientes. E tão importante quanto coletar essa informação é registrá-la para que esteja disponível quando você ou sua equipe precisarem dela para conduzir uma negociação ou mesmo fechar uma venda.

Contudo, o volume de informação circulando entre uma equipe de corretores de imóveis, sejam vinculados à imobiliária ou construtora, sejam profissionais autônomos, é enorme e a tendência é que continue aumentando, pois os clientes estão cada vez mais exigentes, apegando-se a detalhes pormenorizados antes de decidir pela compra do imóvel. Assim, a gestão da informação tem se tornado uma preocupação constante.

Felizmente, a dor de cabeça relacionada ao gerenciamento desses dados já tem cura. A tecnologia permite o desenvolvimento de sistemas para registro e armazenamento de uma infinidade de informações. Além de todas as funcionalidades, esses sistemas ainda podem ser associados a outras ferramentas para otimizar o trabalho da equipe de vendas e, consequentemente, melhorar os resultados.

A seguir, detalhamos os conceitos de sistemas de ERP, CRM e ferramentas de vendas. Confira as diferenças, as vantagens que cada um oferece e veja o que se encaixa melhor à realidade da sua imobiliária ou construtora.

Enterprise Resource Planning – ERP

ERP é um sistema informatizado que permite a integração de diversos setores de uma empresa, mantendo informações contábeis, financeiras, de recursos humanos e comerciais sempre atualizadas e padronizadas. Isso organiza o fluxo de informação, melhora a comunicação interna e dá mais agilidade aos negócios.

Customer Relationship Management – CRM

Enquanto o ERP organiza os dados internos da empresa, o CRM auxilia na gestão do relacionamento com o cliente, facilitando a captação de leads (que são clientes em potencial) e aumentando a porcentagem de conversão (quando um lead passa a ser cliente, ou seja, ao finalizar a venda). Além de padronizar as informações repassadas ao cliente, o sistema permite medir o resultado de ações de marketing, comparando o envolvimento do público-alvo antes, durante e depois de uma campanha, por exemplo. Ainda, cria um banco de dados com clientes em potencial, que podem ser alimentados com informações sobre imóveis específicos ou sobre tendências do mercado imobiliário. Assim, a empresa estreita os laços com esses prospects, aumentando significativamente as chances de atendê-los quando estiverem prontos para comprar um imóvel.

Ferramentas de vendas

Depois de organizar a casa, é hora de mostrar todo o potencial da empresa, disponibilizando no mercado corretores altamente qualificados e munidos de informações precisas e atualizadas sobre todos os imóveis que compõem o portfólio de sua imobiliária ou construtora.

Para gerenciar essas informações com agilidade, encantando o cliente ao demonstrar organização e interesse pelas necessidades que ele apresenta, existem aplicativos que, além de possibilitar o armazenamento e a atualização constante dos dados, proporcionam uma apresentação dinâmica, propondo a interação do cliente que poder ver os imóveis e receber todas as informações por e-mail, WhatsApp ou outros serviços de compartilhamento de arquivos.

Essas ferramentas também garantem mobilidade ao corretor, que pode atender clientes fora do escritório – e do horário de expediente – e apresentar todos os imóveis que quiser sem a necessidade de estar conectado à internet para acessar imagens, plantas, memoriais descritivos, localização, entre outras informações.

ERP, CRM e ferramentas de vendas são algumas possibilidades para dar mais agilidade à rotina de equipes de vendas do ramo imobiliário e contribuir para aumentar as vendas.

Ferramenta de vendas: facilita a venda, apresentação dos imóveis, registro e compartilhamento das informações.

CRM: emprega-se depois que a negociação avança, quando realmente existem oportunidades.

ERP: indicado para o relacionamento com o cliente, processos financeiros e contábeis, contribuindo para a gestão da informação da empresa e também do prospect que se torna cliente.

No e-book Ferramenta de vendas em negócios imobiliários: tecnologia e abordagem comercial para gerar resultados você encontra mais informações sobre o assunto e se ainda ficar com alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

 

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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