Por 23-06-2016

Ferramenta de vendas e sites imobiliários: qual a diferença?

Ferramenta de vendas e sites imobiliários: qual a diferença?

A popularização de dispositivos móveis como tablets e smartphones mudou a maneira como as pessoas consomem conteúdo online. Para as construtoras e imobiliárias isso significa que uma ferramenta de vendas, além dos sites imobiliários,  pode ser necessária para alimentar o consumidor na fase inicial da busca por um imóvel.

No processo de marketing e vendas indireto, o cliente pode acessar o conteúdo da empresa  por diversos meios. Entre eles, os mais comuns são redes sociais, aplicativos e o próprio site da empresa.

O site da construtora/imobiliária é um dos principais pontos de acesso para o cliente procurar o que deseja e ter um conhecimento prévio sobre quem é a empresa e o que ela tem a oferecer. Nessa etapa inicial o cliente está em fase de interesse, no topo do funil de vendas. Nesse momento, é importante apresentar as melhores propostas de valor, com uma boa apresentação do imóvel, imagens em alta definição, busca facilitada.

Devido ao grande volume de acessos via dispositivos móveis, é fundamental que o site ofereça boa navegabilidade em um dispositivo móvel, a página deve responder com agilidade em tablets e smartphones, além de ter uma apresentação amigável, valorizando o conteúdo em qualquer tamanho de tela. Em função disso, há empresas que também investem em um aplicativo para esses dispositivos. Assim, o consumidor poderá ter acesso ao mesmo conteúdo do site com a vantagem de ter um ícone da empresa na área de trabalho do aparelho. E essa não é a única vantagem. Um aplicativo customizado oferece navegação facilitada para a plataforma do aparelho, conteúdo especializado, newsletters e notificações com mensagens para o usuário. Todas essas propostas de valor têm como objetivo envolver o cliente e despertar a vontade de conhecer mais, entrar em contato ou ir até a empresa.

No caso dos leads que já avançaram no funil de vendas e estão prontos para efetivamente iniciar a negociação de um imóvel, uma ferramenta de vendas faz a diferença.

Com acesso ao site imobiliário e aplicativos customizados, o cliente, muitas vezes, chega à empresa já sabendo o que quer, informando a referência do imóvel que ele viu. Nessa situação, a agilidade oferecida por uma ferramenta de vendas é imprescindível para buscar exatamente o imóvel procurado, sem demora, para não perder a chance de fechar negócio. Mas, nem sempre o cliente sabe o que quer.

Quando há uma oportunidade de mostrar a pauta de imóveis disponíveis para o cliente e buscar compreender a sua necessidade, é importante ter todos os imóveis organizados e fazer a busca corretamente para encontrar o imóvel ideal. É nessa hora que a ferramenta para força de vendas faz o diferencial no atendimento ao possível comprador, pois com as características do empreendimento bem organizadas fica fácil apresentar as propostas de valor e encantar o cliente.

A grande vantagem da ferramente de vendas fica por conta das informações, já que é possível incluir dados que não podem ficar disponíveis no site como: informações do proprietário, opções de negociação e tabelas de preço. Além disso, o compartilhamento de uma proposta via email ou WhatsApp é muito importante para criar um vínculo direto com o cliente e gerar métricas comerciais. Ainda, como a equipe interna usa a ferramenta e não o site da empresa para apresentar o produto, as métricas de acesso ao site ficam limpas, facilitando o acompanhamento do marketing e a evolução da empresa.

Já existem ferramentas para força de vendas que integram todo o processo, possibilitando à gestão disponibilizar os dados para os vendedores acessarem tanto dentro da empresa ou em ambientes externos, fortalecendo a venda direta. Essas ferramentas também podem ser facilmente integradas ao site da empresa. A escolha de uma solução adequada às necessidades da equipe vai resultar em maior volume de vendas, melhorando o processo interno e a satisfação dos clientes.

Para finalizar então, em nossa visão, site: atração de clientes potenciais; ferramenta de vendas para times comerciais: foco na conversão desses leads atraídos pelo marketing.

 

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Rodrigo Bueno Tomiosso

Empreendedor do segmento de tecnologia, com experiência em gestão de equipes de desenvolvimento, arquitetura de software e soluções para plataformas mobile.

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