Por 31-10-2019

5 motivos para usar uma ferramenta de gestão e vendas

5 motivos para usar uma ferramenta de gestão e vendas

Você sabe quais são os principais motivos para se ter uma ferramenta de gestão e vendas no mercado imobiliário?

Aquela tradicional expressão “time is money” (“tempo é dinheiro”) pode não ser totalmente verdadeira. Mas pensando bem, a gente consegue entender a razão pela qual tanta gente repete isso à exaustão.

Quando se trabalha com gestão, as tarefas são múltiplas e as atuações, também. É necessário olhar para a produtividade da equipe, se o planejamento proposto está sendo executado com eficiência e se as rotinas estão andando conforme foram documentadas.

Assim, quanto menos tempo for necessário para gerar dados – especialmente, manualmente -, melhor. Uma ferramenta de gestão adequada pode suprir essas necessidades, facilitar o dia a dia e, consequentemente, gerar mais resultados.

E, embora pareça óbvio, muitas empresas preferem não utilizar uma ferramenta de gestão, pensando somente na economicidade. Entretanto, quando se pensa no macro, fica mais clara a opção por ter uma ferramenta de gestão e vendas. Com a automatização do que é possível, a prioridade fica naquio que realmente é importante.

Separamos cinco motivos pelos quais faz bastante sentido investir em uma (boa!) ferramenta de gestão e vendas:

 

1. Acesso a informações:

 

Analisar o que não está dando certo é algo essencial para retomar os processos, avaliar os equívocos e propor novas práticas. Mas quando essa análise precisa ser feita uma a uma, com informações “analógicas”, vindas pessoalmente do vendedor, a tarefa pode ser cansativa e demorada.

Mas o pior não é isso. Com muitas informações dispersas e a pressa da pessoa em passá-las logo e partir para outra venda, pode ser que o que é realmente relevante se perca.

Com a equipe tendo acesso a informações de qualidade (as quais lhe cabe), o repasse de dados importantes é mais rápido. Tendo dados completos e organizados em um único local, o contexto e a visão global dos problemas permitem facilitar as soluções.

Para o gestor, poder olhar as informações já compiladas, inclusive com relatórios, torna o trabalho mais fluido, sem amarras. E como é errando que se melhora os processos, ter esses dados estabelecidos e registrados adequadamente torna mais fácil diagnosticar e posteriormente refinar cada etapa. 

 

2. Agilidade:

 

Esse elemento tem muita relação com o item anterior. Se as informações e os dados estão facilmente à mão, as ações podem ser tomadas com maior rapidez.

A partir do momento em que o gestor não precisa olhar planilha a planilha, avaliar performances individualmente de todo time de vendas e compilar todas as informações, ele parte para tarefas mais importantes. Uma delas é, por exemplo, buscar treinamentos para quem tem desempenhos abaixo da curva.

Como a agilidade pode ser um grande diferencial no mercado, é necessário buscá-la o quanto antes. Obviamente, a agilidade precisa caminhar de mãos dadas com a qualidade das informações. 

A pressa não pode “atropelar” a análise criteriosa das informações. Por isso, é essencial buscar, com clareza, uma ferramenta que atenda as necessidades da empresa.

 

3. Controle:

 

A palavra “controle” pode ser entendida de maneira equivocada – até mesmo interpretada como algo ruim. Porém, para quem atua na gestão, o controle precisa existir e ser rigoroso.

Saber o que está acontecendo, se o trabalho da equipe está fluindo e acompanhar o desenvolvimento das vendas dá uma noção do pontos de melhoria para o grupo de vendedores.

Com o controle do que vem sendo realizado pela equipe, o gestor consegue ter dados qualificados. Para o time, isso significa melhor avaliação de necessidades de capacitação e recompensas àqueles que realmente cumpriram as metas estabelecidas e, portanto, as merecem.

Com isso tudo, o gestor tem embasamento para criar estratégias futuras. Ele também consegue refinar o planejamento para os próximos períodos, estabelecendo metas mais fidedignas.

 

4. Compartilhamento:

 

No momento em que vivemos, com muitas tarefas e, consequentemente, pouco tempo, é essencial utilizarmos boas ferramentas para as vendas. Como é possível enviar e receber informações de qualquer local com acesso à internet e em aparelhos que cabem na mão, a possibilidade de compartilhamento é quase uma prerrogativa.

Estabelecido um contato pessoal e conquistada a confiança cliente – vendedor, ter uma ferramenta que possibilite o compartilhamento de informações pode passar as vendas para outro nível. O vendedor compreende o que o cliente deseja e compartilha com ele o que se encaixa naquilo que foi estabelecido.

Há menos deslocamentos desnecessários e perda de tempo; há mais contato e atenção ao cliente. Isso oportuniza que os clientes certos tenham acesso a oportunidades de compra de acordo com suas necessidades e, com isso, mais negócios sejam fechados.

 

5. Segurança:

 

Uma ferramenta de gestão e vendas que dá acesso a informações, agilidade e controle das ações, além de possibilitar o compartilhamento, certamente traz segurança. Equívocos que ocorrem nos processos manuais são pouco prováveis com o uso de uma ferramenta adequada.

Tanto a equipe de vendas como o gestor podem ficar tranquilos quanto à credibilidade das informações geradas pela ferramenta. Quando trata-se de vendas complexas, então, ter segurança nos dados fornecidos é ainda mais importante. 

Ao final, com todas esses apontamentos, podemos constatar que ter uma ferramenta de gestão e vendas contribui sobremaneira com o trabalho de toda a equipe e do próprio gestor. A consequência é maior produtividade, acompanhamento de todo o processo em tempo real, informações mais completas e, consequentemente, o que todos desejam: melhores resultados.

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