Por 09-03-2016

Ganhe tempo e dinheiro apostando em sistemas de gestão imobiliária

Ganhe tempo e dinheiro apostando em sistemas de gestão imobiliária

Já falamos bastante aqui no blog sobre sistemas de gestão imobiliária que facilitam o trabalho de gestores e corretores e, ao mesmo tempo, aumentam a produtividade e, consequentemente, os lucros. Mas esse assunto é tão importante que de tempos em tempos vale a pena retomar a discussão.

Algumas práticas básicas:

- é impossível trabalhar sem computador, planilhas de controle e internet;

- não dá para perder tempo cadastrando clientes e imóveis em várias plataformas;

- a integração de diversos sistemas – gestão, captação, vendas, etc. – é indispensável para evitar retrabalho.

Dito isso, partimos para a apresentação de algumas funcionalidades que a tecnologia oferece para simplificar o trabalho dentro e fora da imobiliária.

1. Cadastros

Informações de clientes e imóveis precisam ser cadastradas. Salvo raras exceções, várias pessoas alimentam esse cadastro. Para evitar a falta de algum dado ou mesmo para organizar as informações por relevância, é importante padronizar o formulário a ser preenchido.

Qualquer sistema de gestão ou mesmo softwares específicos para o mercado imobiliário trazem formulários para o registro de dados. Alguns podem ser customizados, para se adaptar às necessidades de cada empresa.

2. Estabilidade e mobilidade

É cada vez maior o número de clientes que são atendidos fora da imobiliária e do horário de expediente. Para que esse atendimento seja eficiente e de qualidade, o corretor precisa ter acesso aos dados dos imóveis, aos índices do mercado, às condições de pagamento e opções de financiamento sem depender de acesso à internet. Há pouco tempo, isso parecia inviável. Atualmente, no entanto, existem sistemas e aplicativos que funcionam off-line, permitindo o acesso de dados mesmo sem conexão com a rede.

Ainda, em tempos de comunicação digital, investir em softwares e aplicativos que disponibilizem as informações do site em dispositivos móveis é uma forma de aumentar a visibilidade da empresa sem aumentar o trabalho da equipe. Isso mesmo! Basta escolher uma opção que possibilite a integração de dados e todas as informações que interessam aos clientes estarão disponíveis para consulta em smartphones e tablets assim que forem cadastradas no sistema de gestão da imobiliária.

O acesso facilitado em qualquer lugar, a qualquer hora, dá uma boa vantagem em relação aos concorrentes que divulgam seus imóveis apenas no site.

3. Segurança das informações

Uma das vantagens que os sistemas de gestão imobiliária oferecem é a possibilidade de definir níveis de acesso a determinadas informações. Isso significa que o gestor pode controlar quem acessa que tipo de informação, podendo restringir o acesso de dados estratégicos ou informações gerenciais a poucas pessoas. Essa funcionalidade é bastante útil para empresas que contam com prestadores autônomos, que apenas representam a imobiliária na negociação de imóveis.

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4. Análise e interpretação de dados

Com o auxílio de sistemas de gestão imobiliária, gerar gráficos e relatórios se torna uma tarefa simples, sem falar nas diversas possibilidades de cruzamento de dados que podem ser obtidas. A partir da análise e interpretação dos dados, é possível perceber com clareza o que está funcionando, o que precisa melhorar, como e onde investir tempo e dinheiro.

Essa leitura do contexto da empresa permite tomar decisões mais acertadas, influenciando positivamente nas vendas e nos resultados.

O Customer Relationship Management (CRM) é um dos sistemas mais indicados para essa função. Nele, é possível armazenar cadastros de clientes, equipe, imóveis, bem como cruzar todas essas informações para extrair indicativos de perfil de cliente, tipo de imóvel mais vendido, corretores que vendem mais, opções de financiamento mais utilizadas, entre outros dados.

5. Parcerias

Mesmo contando com sistemas de gestão que integram informações e facilitam o acesso a dados de clientes e imóveis, a parceria com portais imobiliários é uma opção a ser considerada.

A visibilidade dos sites pode ser otimizada a partir da inclusão de alguns imóveis em portais segmentados. Ainda que poucos imóveis sejam divulgados nesses canais, ao encontrar uma oferta que interesse, o cliente acaba sendo direcionado para o site da imobiliária e, uma vez lá, pode encontrar outros imóveis que atendam suas necessidades.

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas que contribuem para o dia a dia de imobiliárias, corretores e gestores de equipes de vendas. Você utiliza alguma delas? Conhece outras soluções para as demandas diárias do mercado imobiliário? Comente o post e compartilhe suas experiências.

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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