Por 02-02-2016

Gestão da informação – Parte II: como fazer a informação circular entre os colaboradores

Gestão da informação – Parte II: como fazer a informação circular entre os colaboradores

No post anterior, falamos sobre a captação de imóveis e a importância dessa etapa para  garantir bons resultados no mercado imobiliário.

Agora, vamos continuar a série sobre gestão da informação apresentando maneiras de gerir esses dados a fim de que toda a equipe tenha acesso a eles e consiga aproveitá-los da melhor maneira possível, ou seja, para fechar negócios.

Da captação à gestão

Num cenário ideal, fazendo a ponte entre cliente e corretor, existe uma pessoa responsável por receber/buscar, filtrar, cadastrar, compartilhar e atualizar todos os dados referentes aos imóveis que compõem o portfólio da empresa ou de cada profissional. Assim, o gestor da informação torna-se o centro do processo de comunicação da equipe de vendas e a eficiência da sua atuação, que inicia na captação de imóveis, terá reflexo direto no volume de negócios.

Obviamente, o captador, também responsável pela gestão das informações obtidas, é parte da equipe e não precisa – nem deve – trabalhar sozinho.

Cada empresa vai estabelecer seu próprio acordo de trabalho, que definirá a participação de cada profissional nas negociações. Isso vai valer para as situações em que um corretor faz a captação de um imóvel e repassa ao captador, que por sua vez, compartilha a informação com o restante da equipe. Quando negociado esse imóvel, o corretor que o indicou também recebe um percentual do valor – respeitando as regras pré-estabelecidas.

Nessa lógica, o trabalho passa a ser colaborativo e todos têm a ganhar.

Alimentando a equipe de vendas

A atenção dispensada ao cliente, desde o primeiro contato, influencia bastante nos resultados. Mas tão importante quanto oferecer informação de qualidade ao cliente é manter a equipe de vendas bem informada. Essa é outra função do gestor da informação: a partir do momento que um imóvel é incluído na carteira da empresa, todos os vendedores precisam ser informados; o mesmo deve ocorrer quando um imóvel sai da lista.

A pergunta é: com tanta informação circulando, como fazer isso? E a resposta é simples: com tecnologia.

Assim como os sites para divulgação aos clientes são integrados ao sistema de gestão da empresa, existem ferramentas de vendas que armazenam os dados cadastrados, que podem ser acessados tanto em computadores de mesa quanto em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Essas facilidades simplificam o trabalho do gestor da informação, ao mesmo tempo em que garantem aos corretores agilidade na busca de imóveis que atendam as necessidades do cliente e, ainda, possibilitam o compartilhamento dessas informações.

 

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Com o auxílio dessas ferramentas, a apresentação dos imóveis torna-se dinâmica, atrativa e até interativa, já que o cliente pode receber por e-mail ou Whats todas as informações que desejar – incluindo imagens do imóvel, plantas, mapa de localização, memorial descritivo, etc.

Dessa forma, a tecnologia aplicada ao mercado imobiliário facilita o trabalho do gestor da informação, diminui a distância entre cliente e corretor e contribui para a melhoria dos resultados.

Mas nem todas as imobiliárias dispõem de uma pessoa que se ocupa apenas da gestão da informação. E ainda tem os corretores autônomos, que trabalham sozinhos e não contam com esse apoio. Qual a saída nesses casos?

No próximo post vamos falar das opções que podem otimizar a gestão da informação mesmo quando os próprios corretores são responsáveis pela captação, registro e compartilhamento dos dados.

Tem alguma sugestão que pode ser útil na gestão da informação? Compartilhe nos comentários.

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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