Por 10-02-2016

Gestão da informação – Parte III: como a tecnologia contribui para melhorar o fluxo de dados

Gestão da informação – Parte III: como a tecnologia contribui para melhorar o fluxo de dados

 

Chegamos ao último post da série sobre gestão da informação. Nos dois primeiros abordamos a importância da captação de imóveis e de um profissional que, auxiliado pela tecnologia, se ocupe apenas da organização dos dados e compartilhamento com a equipe.

Contudo, sabemos que nem todas as empresas dispõem de uma pessoa que faça ‘apenas’ a captação e a gestão da informação e por isso destinamos um post para falar sobre isso.

Nesses casos, são os próprios corretores que exercem essa função. Para que consigam administrar o tempo entre a busca e atualização das informações e a venda/locação de imóveis, precisam estabelecer um fluxo de trabalho, dividir tarefas e, mais do que nunca, trabalhar em equipe.

Vale lembrar que quanto mais eficiente for a gestão das informações, menor será o ciclo de vendas e maior será o volume de negócios, já que (a falta de) uma informação pode ser a diferença entre uma venda perdida e uma venda fechada.

Quem não é visto, não é lembrado

Isso é quase uma verdade. Atualmente, a primeira busca dos clientes – tanto proprietários quanto compradores/locatários – é virtual. Site da empresa, portais imobiliários, ferramentas de busca são algumas das formas pelas quais as pessoas procuram uma imobiliária para confiar a venda/locação de um imóvel ou para encontrar o imóvel adequado para comprar/alugar.

É por isso que os corretores devem se preocupar em alimentar constantemente tanto o sistema de gestão da empresa, quanto o site, que normalmente são integrados, tendo em mente que ‘ser visto’ não basta. É necessário oferecer informação completa, correta e atualizada, para que os resultados de busca apresentem apenas os imóveis aptos à venda ou à locação, evitando a frustração que ocorre quando o cliente, ao contatar a imobiliária ou o corretor, descobre que o imóvel ‘perfeito’ já não está mais disponível.

A tecnologia faz parte do jogo

Equipes de alto rendimento têm na tecnologia um importante aliado para conciliar a rotina multitarefas.

A partir da organização dos corretores, seja por meio de escalas, seja pela divisão de tarefas, a tecnologia facilita o registro, o compartilhamento e a atualização das informações. Assim, cada profissional pode dedicar um tempo do dia exclusivamente para alimentar os sistemas de gestão da informação e ferramentas de vendas ou optar por intercalar essa atividade entre um atendimento e outro.

Como a maioria dos sistemas de gestão das empresas podem ser integrados a softwares de relacionamento com o cliente – como CRM – e a ferramentas de vendas – como aplicativos e outros sistemas informatizados – , qualquer informação cadastrada poderá ser acessada por todos os vendedores. O mesmo vale quando uma informação é excluída. Automaticamente, ela ‘desaparece’ do portfólio, evitando que sejam ofertados aos clientes imóveis que já não estão mais disponíveis ou mesmo informações equivocadas sobre um imóvel.

Mas é válido ressaltar que a tecnologia está aí para facilitar o trabalho, ou seja, para que os resultados sejam positivos é indispensável o comprometimento de cada profissional com o processo de captação e registro dos dados nos sistemas. Sem isso, a tecnologia sozinha, por mais sofisticada que seja, não faz milagres.

Se você já utiliza uma ferramenta de vendas, compartilhe sua experiência conosco. E caso deseje conhecer um sistema desenvolvido especificamente para a venda de imóveis, baixe o e-book Ferramenta de vendas em negócios imobiliários. Nele você vai encontrar informações bastante úteis sobre como utilizar a tecnologia a seu favor.

 

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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