Por 21-11-2019

Como melhorar a gestão de negócios imobiliários

Como melhorar a gestão de negócios imobiliários

Ao contrário do que muitos possam pensar, fazer a gestão de negócios vai além de pensar e avaliar a questão financeira de uma empresa. A gestão de negócios engloba mais do que as atividades técnicas, que dizem respeito a alocar os recursos visando alcançar os objetivos propostos.

A gestão de negócios é mais ampla. Abarca, também, questões de relações e pessoas. Assim, o gestor precisa estar à frente de todo o processo: desde a análise, passando pelo planejamento, a implementação, o controle financeiro, marketing e pessoas.

É inegável: são muitas e distintas áreas para gerir. Portanto, melhorar a gestão é sempre necessário.

Nos negócios imobiliários, que são super dinâmicos – tendo, diariamente, vendas, captações, mudanças de valores, novas ofertas – a agilidade caminha de mãos dadas com a eficiência.

Mas há uma série de aspectos que podem contribuir para a melhoria contínua da gestão dos negócios imobiliários. Trazemos, neste texto, alguns dos quais consideramos extremamente importantes.

 

Conhecimento do mercado e atenção ao contexto econômico

Tanto no cenário macro quanto no micro, mudanças acontecem muito rapidamente. O gestor precisa estar atento a essas informações para ter embasamento visando a tomada de decisões. 

No cenário macro, a economia e as decisões governamentais influenciam bastante na questão imobiliária. Baixa nas taxas de juros ou incentivos ao emprego e ao crédito imobiliário geram crescimento no mercado imobiliário.

Por outro lado, crises econômicas, descontrole no aumento das taxas de juros e dificuldades de crédito têm reflexos negativos violentos no setor.

Localmente, o aumento da oferta de imóveis ou problemas com grandes empregadores podem trazer o mesmo viés negativo. Quando o momento é de alta, a atenção precisa se voltar para buscas por determinados modelos de imóveis ou localizações.

Estar informado quanto à economia e ao mercado nacional e local pode contribuir para a tomada de decisões ou mudança de planos. É possível antecipar movimentos, problemas ou oportunidades.

 

Tomadas de decisão com base em dados

Outra questão essencial para a tomada de decisão é perceber como está o andamento das negociações e como estão os processos de vendas de cada corretor, por exemplo. Esses dados podem gerar relatórios importantes para o gestor.

Se o gestor souber, com segurança, como está o desempenho de cada corretor, ele pode propor melhorias de processos, buscar e propor treinamentos. Com a produtividade dos corretores na palma da mão, o gestor tem um visão mais confiável a respeito do panorama da equipe.

 

Atendimento qualificado aos clientes

A gestão precisa garantir que toda a equipe esteja atualizada, com as informações precisas para repassar e “falando a língua” dos clientes. Para isso, algumas medidas devem ser tomadas.

A primeira delas é a preocupação da gestão com a formação de toda dos membros da equipe. Não, necessariamente, de educação formal, mas de cursos de atualização.

Na mesma linha, o grupo precisa ter um calendário de reuniões e encontros para a troca de informações periodicamente. As pautas precisam ser de conhecimento de todos, previamente, para tornar as reuniões produtivas.

Depois, é importante que os corretores tenham acesso a apresentações visualmente agradáveis, com as fotos dos imóveis bonitas e que haja a possibilidade de compartilhamento de determinados dados com os clientes. Isso é possível com um aplicativo adequado e moderno.

Com o Beview, por exemplo, os corretores conseguem enviar apresentações personalizadas aos clientes. O gestor também pode dar acesso e permissões a determinadas pessoas, de acordo com as necessidades.

 

Conhecimento detalhado dos imóveis

Quanto mais informações de qualidade sobre os imóveis a equipe tiver para mostrar e falar aos clientes, melhor. Há mais confiabilidade e credibilidade quando o corretor consegue repassar detalhes a respeito do imóvel ao possível comprador.

É essencial que todos os envolvidos nas vendas leiam sobre os imóveis os quais oferecerão. Entretanto, obviamente é difícil reter tantas informações, de vários imóveis, de cabeça. 

Portanto, é preciso que o gestor ofereça uma ferramenta de fácil acesso e que reúna os dados para as consultas. Isso traz mais segurança ao vendedor durante todo o processo de venda.

 

Utilização de ferramentas inovadoras

A tecnologia está presente na maioria dos espaços, mudou muitos negócios e tornou outros tantos mais eficientes. Pode-se dizer, inclusive, que alguns negócios foram elevados a outros patamares a partir da tecnologia.

Assim, é inegável: além de pessoas competentes e dispostas a sempre melhorar a empresa e seus processos, a tecnologia precisa estar presente como agente facilitador. Não há como fechar os olhos para a inovação e o quanto ela faz diferença no cotidiano da sociedade.

Ter ferramentas inovadoras como suporte para a gestão de um negócio imobiliário tornará os processos mais rápidos, poupará trabalhos manuais e agilizará a comunicação.

E os produtos chegarem mais rapidamente e com maior qualidade de informação aos clientes torna o caminho da venda mais curto.

O Beview tem diversas funcionalidades que suprem necessidades da gestão de negócios imobiliários. Com ele, as informações podem ser acessadas no smartphone, há facilidade de compartilhamento de ofertas e apresentações e a busca por características e localização de imóveis é bastante personalizada.

Se você ainda tem dúvidas sobre o aplicativo, faça um teste gratuito. E caso queira saber mais sobre o Beview, entre em contato conosco

 

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