Por 04-09-2019

Como tornar sua imobiliária/construtora uma referência em gestão e agilidade

Como tornar sua imobiliária/construtora uma referência em gestão e agilidade

Ser referência em gestão e agilidade, pode fazer toda a diferença para a sua imobiliária ou construtora.

O ritmo de vida está cada vez mais acelerado, mas o dia continua tendo 24 horas. E como não há previsão de mudança quanto a isso, o mundo dos negócios exige a revisão contínua de processos, buscando a agilidade e a eficiência necessárias para garantir bons resultados.

No mercado imobiliário, ser ágil e eficiente é mais que necessário, porque umas das características desse segmento é o dinamismo. Imóveis são vendidos, outros são captados, valores mudam, ofertas expiram… É um ciclo que se repete várias vezes ao longo de um único dia.

Assim, a rotina de corretores de imóveis e gestores de imobiliárias e construtoras é bem intensa e desafiadora. Como ter uma gestão eficiente? Como dar conta de tudo? Como manter os colaboradores sempre atualizados? Como ser eficiente no atendimento? Como ser ágil no retorno ao cliente?

Para todas essas perguntas, apenas uma resposta: aposte na tecnologia.

Gestão é tudo

Não há tecnologia que compense uma gestão ruim. Mas os gestores podem se beneficiar de muitas formas das soluções tecnológicas disponíveis no mercado para gerir a empresa, seja imobiliária, seja construtora, e também a equipe.

Uma delas é usar sistemas e aplicativos para organizar a sua gestão e rotina, definindo tarefas prioritárias e estabelecendo prazos para cada uma delas.

Reuniões periódicas são uma opção para manter a equipe informada e alinhada aos interesses e objetivos da empresa. Estabeleça dia e horário fixos para a reunião de equipe. Mas lembre-se de elaborar uma pauta e segui-la. Dar espaço para as pessoas falarem é interessante, desde que não se perca o foco dos assuntos que precisam ser debatidos.

Padronização para otimizar o tempo

Em construtoras e imobiliárias, bem como em outras empresas, existem fluxos de trabalho. Padronizar essas tarefas que se repetem no dia a dia é uma forma de ganhar tempo e, para isso, existem ferramentas de suporte na maioria dos casos.

Na captação de imóveis para venda, por exemplo, pode-se adotar um procedimento padrão para cadastro e vistoria, assim, qualquer colaborador saberá como fazer e todos farão da mesma forma.

Em construtoras, a adoção de check lists para as tarefas garante que etapas não sejam esquecidas, evitando atrasos ou refações (e gastos desnecessários) na contratação de pessoas, na elaboração dos projetos ou na execução da obra.

Esse é mais um papel importante da gestão de negócios imobiliários, uma vez que passa pela mão dos gestores essa padronização e definição de caminhos.

Informação é a principal ferramenta

Na hora de atender um cliente, o corretor precisa estar preparado para dar um show, ou seja, encantar o cliente com informações claras e precisas, e ter respostas para todos os questionamentos. Então, informação nunca é demais!

Por isso, é imprescindível que os portfólios estejam sempre atualizados e à disposição dos corretores e de outros colaboradores que possam vir a atender clientes, mesmo que eventualmente.

Considerando o dinamismo do mercado imobiliário, manter as informações atualizadas pode ser bastante desafiador sem o suporte da tecnologia. É aí que entram sistemas e aplicativos como o Beview, que facilitam a gestão dos imóveis e garantem a integração de dados, para que todos tenham a mesma informação.

Apresentação sem falhas

Já falamos da importância de padronizar processos internos, como forma de otimizar o tempo. Essa dica vale também para a apresentação de imóveis aos clientes. Seguir um roteiro pode ser uma maneira de evitar falhas, como esquecer algum detalhe ou repassar uma informação incorreta.

Com aplicativos de gestão e venda de imóveis, como o Beview, o corretor consegue personalizar a apresentação de acordo com o perfil do cliente, sem deixar para trás nenhuma informação relevante que possa comprometer a venda.

O Beview possui filtros de busca para que a seleção de imóveis seja assertiva, tornando a apresentação interessante para o cliente, que vai ter opções que realmente interessam, além de agilizar o atendimento, já que não haverá desperdício de tempo com imóveis que não atendem a demanda do cliente.

Localização, área construída, vagas de garagem, número de dormitórios são os filtros básicos. Mas com o Beview, há muitas outras características que podem ser utilizadas para buscar imóveis. Basta que as informações sejam cadastradas no aplicativo e que o corretor agrupe imóveis de acordo com essas características. Assim, fica fácil decidir quais imóveis apresentar para cada cliente.

Com ou sem sinal de internet

Uma das reclamações mais frequentes com relação à tecnologia é que em algumas situações a pessoa fica de mãos atadas por não dispor de conexão com a internet, por exemplo. E é uma reclamação que procede em muitos casos. Mas não para o Beview.

Mesmo sendo um aplicativo que depende de internet para ser alimentado, a consulta aos imóveis – e todos os arquivos relacionados a eles – pode ser feita off-line. Assim, com ou sem sinal de internet, a apresentação seguirá normalmente, sem nenhum prejuízo.

Para isso, o corretor precisa sincronizar as atualizações quando estiver conectado e favoritar os imóveis que deseja acessar quando estiver off-line. Aí, independentemente de onde estiver, terá acesso a todos os dados desses imóveis no seu dispositivo.

Essa pode ser uma das grandes diferenças para a gestão e para os corretores, sendo que ter os imóveis disponíveis em qualquer hora e local, pode significar efetuar uma venda ou não.

Compartilhamento de dados

A compra de um imóvel geralmente não é impulsiva. O cliente precisa analisar várias questões e, muitas vezes, não consegue fazer isso durante a apresentação. Por isso, é importante que ele tenha as informações em mãos depois que o corretor for embora.

Para isso, o Beview dispõe de compartilhamento de arquivos, imagens, vídeos, plantas, propostas de valor e formas de pagamento. Depois de apresentar os imóveis, o corretor pode enviar todos esses dados para o e-mail do cliente direto do aplicativo, para que ele possa comparar as opções e decidir sobre a compra.

Além disso, todos os dados e links enviados ficam registrados, para que o corretor possa fazer a gestão completa das ofertas por ele compartilhadas com os clientes.

Gerenciamento de dados

Depois de compartilhados os arquivos, tanto corretores quanto gestores conseguem acompanhar as ações do cliente – saber se ele visualizou os imóveis, abriu os links, acessou os arquivos. Isso auxilia no prosseguimento da venda, para decidir o momento certo e a melhor forma de retomar o contato com o cliente.

Se ele visualizou, perguntar o que achou, se quer outras opções, se tem alguma contraproposta. Caso não tenha visto, descobrir porque perdeu o interesse ou se ele prefere outra forma de atendimento.

O gerenciamento de dados no Beview também permite a geração de relatórios personalizados – por corretor, por tipo de imóvel, por localização.

Segurança dos dados

A quantidade de informação que circula em imobiliárias e construtoras é imensa. E algumas são estratégicas para o negócio, ou seja, não podem estar disponíveis para todos. Esse é o caso de imóveis exclusivos, de lançamento de algum empreendimento, enfim, informações que precisam ser tratadas de forma diferente.

E como garantir que apenas as partes interessadas tenham acesso a elas? Com o Beview isso é possível, pois o aplicativo oferece a opção de limitar as permissões de acesso.

Mesmo que a informação esteja cadastrada no sistema, o gestor decide quem poderá acessá-la, por quanto tempo e como usá-la – se pode compartilhar, editar ou apenas visualizar.

Esse recurso garante que informações estratégicas fiquem protegidas e não comprometam vendas ou outras negociações da imobiliária ou construtora.

Esperamos que essas dicas possam ajudar na organização da sua imobiliária ou construtora e que você possa utilizar a tecnologia a seu favor.

Se tiver outras sugestões ou quiser saber mais sobre o Beview, entre em contato conosco. Será um prazer conversar e apresentar outras funcionalidades do nosso aplicativo.

 

Experimente Ler Também:

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve