Por 04-08-2016

Dicas para o gestor imobiliário tornar a reunião de equipe mais produtiva

Dicas para o gestor imobiliário tornar a reunião de equipe mais produtiva

Quantas vezes o gestor imobiliário marca uma reunião de equipe para passar informações relevantes ou simplesmente motivar o time e o único resultado é a perda de tempo? Conversas paralelas, gente saindo para atender telefone, outros chegando depois do horário combinado. A frustração é tão grande que o gestor imobiliário desiste dessa estratégia, apesar dos benefícios que ela representa para a empresa.

Isso já aconteceu com você?

Talvez o erro esteja na forma de você montar os seus encontros com o time, passando sempre um ideia de desorganização, dando margem para o colaborador se perguntar: – o que estou fazendo aqui mesmo?  

Como acredito na força das reuniões como forma eficiente de comunicação, compartilho neste artigo 8 dicas para você montar uma reunião de equipe mais produtiva.

1. Crie uma pauta

Pode parecer básico, mas muitos gestores vão para sua reunião de equipe sem uma pauta preparada. Muitos deixam de fazer isso pois querem algo mais elaborado ou porque desejam uma apresentação que chame a atenção. Nada disso. A pauta é a bússola da sua reunião, sem ela você não sabe aonde vai e as dispersões começam a partir daí. Uma pauta que contenha os assuntos a serem tratados norteará sua reunião.

2. Convoque as pessoas certas

Um fator que atrasa reuniões e que as torna enfadonhas é quando o colaborador pensa ‘isso é para mim’? Tenha o bom senso de convocar as pessoas para os assuntos pertinentes a eles. Não fale de assuntos paralelos ou traga para dentro da sua pauta temas que falem das áreas de outros profissionais.

3. Valorize a pontualidade

Nada é mais desmotivador do que o ‘vamos esperar mais 5 minutos para começar’. Respeitar a pontualidade é um fator que vai ajudá-lo a ganhar o respeito da equipe. Quando o seu colaborador perceber que suas reuniões começam no horário marcado, certamente evitará atrasos e a pontualidade se tornará um hábito para ele. Ao passo que ao esperar o corretor que ‘está estacionando’ ou o que ‘está atendendo um cliente’ você perderá a credibilidade diante dos demais.

4. Temas mais quentes primeiro

Tem assuntos polêmicos ou que podem gerar debates? Traga-os para o começo da reunião. Debates acalorados podem tomar a maior parte da sua reunião e se eles surgirem deverão ser encerrados ali mesmo, por isso, não cometa o erro de tentar discutir depois ou marcar uma segunda reunião. A reunião boa é aquela que encerra todos os temas da pauta.

5. Estimule a participação

Quem organiza uma reunião planeja o tempo que precisa para expor seu raciocínio e concluir seu pensamento de forma clara. Mas não esqueça que uma reunião é um debate, não um monólogo e se você deseja ter uma reunião produtiva, dê voz às pessoas. Inclua isso na sua pauta: a participação e as opiniões dos colaboradores são essenciais tanto para eles quanto para você.

6. Saiba organizar as ideias

Anotar e deixar a mostra tudo que foi debatido ou proposto é um ótima maneira de fixar o conteúdo de uma reunião. Organize as ideias de sua reunião de equipe em um quadro ou mesmo em papel, mas faça com que todos recebam essas ideias organizadas para criar comprometimento em todo o time.

7. Seja flexível, sem perder o comando

Muitas das ideias ou debates fogem da pauta principal. Cortar alguém que insiste em um assunto fora de hora pode parecer grosseiro, mas não é. Se você busca uma reunião de equipe  produtiva é importante conhecer o ponto de cortar o assunto ou de propor outro fórum para discutir o tema impróprio para o momento. Sua equipe vai agradecer.

8. Tempo limite

Talvez esta seja a mais importante dica. Não há raciocínio que resista a mais de duas horas de reunião seguida. Por mais que ainda exista assunto a ser debatido, prolongar sua reunião será uma auto sabotagem em toda sua estratégia de motivação do time. Se não for possível encerrar, faça uma pausa, mas limite o tempo de suas reuniões. Do contrário as pessoas perdem o interesse.

Essas foram as dicas para você realizar uma reunião de equipe mais produtiva. Aliás, realizar reuniões frequentes é uma dica que os gestores campeões indicaram como uma das práticas que os fazem vender mais que os concorrentes. Você pode encontrar outras contribuições baixando o e-book Dez práticas do gerente campeão em vendas.

Você tem alguma dica que seja capaz de tornar mais produtivas as reuniões? Compartilhe conosco.

Um abraço, Denis Levati.

 

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Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência em implantação de atendimento online, especialista em otimização de resultados de anúncios e campanhas digitais e editor do blog Beview.

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