Por 22-09-2015

Marketing boca a boca: faça seus clientes divulgarem o seu negócio imobiliário

Marketing boca a boca: faça seus clientes divulgarem o seu negócio imobiliário

O marketing boca a boca, em termos bem simples, é aquela propaganda que a sua vizinha faz com você sobre aquele novo produto para passar no pão, por exemplo. Você conhece o gosto dela, confia em sua opinião e decide também experimentar. Ou seja, o marketing boca a boca é uma publicidade voluntária, que ninguém paga para que aconteça, mas que surge um efeito muito maior do que o da publicidade paga, já que é feito por pessoas nas quais temos confiança extrema.

Saindo do âmbito “vizinhança”, o marketing boca a boca pode ser feito, atualmente, tanto pessoalmente, como virtualmente. Por exemplo, seu amigo acaba de comprar um imóvel de determinada construtora. Ele posta o apartamento prontinho no Facebook, elogia a construtora, fala do acabamento e se diz completamente satisfeito. Quando você quiser comprar um imóvel ou mesmo sugerir para alguém, de que construtora que você vai lembrar? Claro! Daquela da qual seu amigo falou bem no Facebook.

Ok, mas então o marketing boca a boca é totalmente voluntário e, então, eu, como dono de construtora, não posso fazer nada para que isso aconteça, já que é preciso deixar que meus clientes atuem de forma totalmente espontânea, certo? Não e sim. Não, você não deve forçar seus clientes a falarem bem de você, mas sim, você pode conduzi-lo a fazer isso.

Então, como realizar técnicas de marketing boca a boca na minha construtora?

Um artigo do Blog Vertical Response cita as técnicas do pesquisador da Word of Mouth Marketing Association (Associação de Marketing Boca a Boca, na tradução) Brad Fay, CEO da Keller Fay Group, uma consultoria especializada em marketing boca a boca. Segundo Fay, empresas menores são mais eficazes nessas táticas porque os clientes estão mais próximos das lideranças dessas empresas, que podem oferecer muito mais customização e atenção pessoal. Isso tudo tende a aumentar o nível de satisfação dos consumidores e a vontade deles de advogar em favor das empresas.

Ou seja, quanto mais personalizado e perto do consumidor é um produto ou um serviço, mais propenso ele estará em compartilhar sua satisfação com outras pessoas. Embora não haja um protocolo a seguir do marketing boca a boca, Brad Fay cita três estratégias altamente eficazes:

1. Tenha uma boa história de fundação

Quando as pessoas recomendam uma empresa, elas gostam de citar como ela foi criada, como a construção dos empreendimentos (no caso de construtoras) iniciaram, quem são os fundadores, o quão importante a empresa é para o mercado regional (ou mais amplo), etc. Você é uma empresa e as pessoas querem saber quem você é, para se sentir mais próximas.

2. Trate muito bem seus clientes

Muitas empresas tratam clientes novos com a oferta de promoções, taxas de juros mais baixas, tudo para fidelizar esse consumidor. Mas, depois, esquecem dos clientes já estabelecidos, o que torna difícil que você receba boas referências. Encha seus novos clientes de mimos, e os já estabelecidos, mais ainda.

3. Demonstre que você está feliz com seus clientes

Até pequenos gestos podem trazer grandes efeitos. Fay cita um hotel que ofereceu leite morno e biscoitos antes da hora de dormir. Ele ficou tão satisfeito que compartilhou esse feito em suas redes sociais. Na sua construtora, que tal oferecer um mimo decorativo aos que estão para receber lançamentos? A criatividade para esse tipo de ação não tem limites, os gastos são mínimos e podem gerar um marketing boca a boca bastante efetivo.

Você acredita que o marketing boca a boca pode ser “produzido”? Tem alguma experiência para contar? Divida conosco!

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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