Por 31-03-2016

Marketing Imobiliário: saiba como e porque sua imobiliária deve usar o Google Meu Negócio

Marketing Imobiliário: saiba como e porque sua imobiliária deve usar o Google Meu Negócio

Você leva a sério seu marketing imobiliário? Sua empresa já está presente no Google Meu Negócio? Se você respondeu que não, trazemos aqui um passo a passo de como é possível aparecer nos resultados de busca dos mapas daqueles que estão procurando serviços imobiliários na sua região. Caso tenha respondido que sim, aqui você irá aprender importantes dicas para otimizar sua exposição nessa importante ferramenta.

Você já deve ter percebido através dos números de acesso ou mesmo através de percepção do cotidiano que o uso do smartphone pelos brasileiros cresceu vertiginosamente nos últimos anos, permitindo que milhares de pessoas possam acessar seu negócio através da internet.

Até aqui nenhuma novidade, mas já pensou em quantas dessas pessoas utilizam aplicativos de localização ao redor da sua empresa? Para aproveitar todo esse tráfego sendo gerado aí ao seu lado, é possível, através de um cadastro bem feito e completo no Google Maps, aparecer e melhorar o posicionamento da sua imobiliária na própria ferramenta de busca.

Passo a passo

1. Para começar, é preciso se cadastrar no Google Meu Negócio. Assim, será possível conhecer as imobiliárias já existentes na sua região e se a sua ainda não estiver ali, incluí-la, como veremos na etapa seguinte.

1_google_maps

2. Inclua a sua empresa preenchendo todos os dados do formulário corretamente e siga adiante. O endereço correto é fundamental, e você já irá entender porque.

2_google_meu_negócio

3. Esta é a parte chata. O Google precisará confirmar o endereço para ter certeza dos dados que você enviou. Solicite o código de verificação que chegará em alguns dias através de um dos modos mais tradicionais de comunicação: o correio.

4. Um código irá chegar dentro da carta endereçada pelo Google. Com ele será possível confirmar que SIM, sua imobiliária existe e você poderá fazer o gerenciamento dela na internet.

3_carta

5. Isto feito, sua empresa imobiliária começará a aparecer no Google Maps e uma página do Google Plus será automaticamente criada (este tema vale um post à parte). Mas como em quase tudo na internet, é preciso otimizar seu cadastro para aparecer mais vezes na busca.

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Otimize seu lugar na internet

Para melhorar o posicionamento da sua imobiliária nas buscas do Google e do Maps, quanto mais informações preenchidas, maiores serão as chances de visualização. Além do endereço, telefones, horário de funcionamento e fotos serão pontos fundamentais do seu cadastro.

Categorizar sua empresa imobiliária, pela área de atuação (rural, residencial, locação, etc.) também é importante para ser encontrado pelo seu público. Pedir ajuda aos amigos e colaboradores com comentários a respeito da empresa também é prática muito bem-vinda. Tão bem-vinda que o próprio Google encaminha um adesivo para incentivar os comentários. O meu fica bem à vista de todos:

4_adesivo

E por que o conjunto dessas informações é tão importante? Porque a junção deles permite que você utilize um dos recursos mais úteis do Google Meu Negócio: os insights.

Eles permitem que você entenda quantas vezes sua página e suas fotos foram vistas dentro de determinado período, o que é ótimo, já que você vai entender onde é possível melhorar.

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E como o Google Meu Negócio também é integrado ao Google AdWords Express (este também rende um post), uma maneira mais simples de anunciar em links patrocinados a partir do perfil criado para sua empresa.

Surpreende também ter acesso a algumas informações como quantas vezes seu site teve acesso através do Maps, quantas ligações vieram dali e quantas rotas de carro foram traçadas até sua imobiliária.

6_insights_google

Não deixe sua imobiliária de fora dessa importante ferramenta. Seu concorrente certamente já sabe disso e pode estar se beneficiando da sua ausência no meio digital.

Se você já utiliza o Google Meu Negócio e desfruta do conjunto de ferramentas que ele oferece – Maps, Plus, AdWords Express – compartilhe conosco suas experiências. Se tem alguma ideia de como melhorar os resultados a partir dela, compartilhe conosco.

 

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Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência em implantação de atendimento online, especialista em otimização de resultados de anúncios e campanhas digitais e editor do blog Beview.

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