Por 19-07-2015

Marketing para vendas imobiliárias: como integrar digital e analógico

Marketing para vendas imobiliárias: como integrar digital e analógico

Muitos gestores de imobiliárias colocam todas as suas fichas no marketing online para vendas imobiliárias e esquecem totalmente que o mundo analógico ainda existe – e é bastante presente. Idealizar um planejamento online é, obviamente, uma estratégia muito importante, mas você não deve deixar de lado os folders, outdoors e inclusive os anúncios em jornais locais. Quer saber como integrar analógico e online de uma  forma bacana, fazendo com que um complemente o outro? Seguem algumas dicas:

1. Trabalhe muito bem as qualidades do seu empreendimento

Tanto em anúncios online como offline. Faça com que os leitores do folder queiram saber mais sobre o imóvel e sempre deixe um “gostinho de quero mais”, inserindo o site do imóvel no final do folder, para que o seu prospect tenha vontade de acessá-lo para obter mais informações.

2. Gere leads

Com a construção de um blog para a sua imobiliária e de conteúdos bem elaborados – como e-books, infográficos e outros materiais – sua empresa pode, além de alavancar as vendas imobiliárias, gerar leads (ou seja, pessoas que assinam para receber informações suas), o que quer dizer potenciais clientes.

3. Crie um público-alvo para o seu negócio

Pense muito bem em quem são os prospects para suas vendas imobiliárias e planeje todo o conteúdo com base nisso.

4. Participe de seminários, dê palestras, apareça também no mundo “real” 

Seja fonte especialista da sua área. Apareça e leve o nome de sua imobiliária junto. Nesse quesito, ter uma boa assessoria de imprensa ajuda muito, para que você apareça em matérias relacionadas aos seus negócios e empreendimentos, e seu nome seja imediatamente ligado à sua imobiliária, como fontes seguras e renomadas.

5. Utilize o Google AdWords 

Para estar presente no mundo virtual em forma de publicidade, aprenda a utilizar bem o Google AdWords, para estar presente em sites onde seus prospects mais navegam.

6. Não se esqueça do Facebook, do Twitter, do Google Plus, do Linkedin

Ter páginas bem estruturadas nas redes sociais não é mais opcional. Elabore posts com frequência e converse com seus seguidores.

7. Envie e-mails marketing, mas não sobrecarregue seus prospects

 Essa forma de marketing online é bastante efetiva para vendas imobiliárias, mas precisa ser muito bem feita e não encher a caixa de e-mails dos seus possíveis clientes sem motivos. Somente envie e-mails marketing quando você tiver realmente uma novidade para contar.

8. Envie newsletters com frequência

Mande para seus prospects notícias do mercado imobiliário, mostre que você entende e vai atrás de assuntos relacionados ao seu negócio.

9. Elabore open houses ou coquetéis de lançamentos

Aproxime seus prospects com open houses de empreendimentos ou coquetéis, para demonstrar lançamentos. Converse com todos, fale de novos negócios, seja alguém com segurança no que faz para engajar seus clientes.

10. Não se esqueça da apresentação virtual dos seus empreendimentos

Principalmente quando você estiver tratando da venda de um lançamento, é preciso apresentar muito bem o imóvel por meio (além de maquetes físicas) de um site ou um aplicativo que possa explorar virtualmente cada detalhe do empreendimento, mesmo que ele ainda não tenha começado a ser construído.

11. Anuncie em jornais ou revistas locais

Seu público está na cidade em que você atua ou pretende ir, portanto, jornais locais são os melhores veículos para anunciar suas vendas imobiliárias. Capriche nas fotos e no texto e esteja sempre presente nessas mídias.

12. Calendários, cartões de visita, agendas, cartões de aniversário

Esses brindes parecem estar ultrapassados, mas não estão. Muita gente ainda gosta de receber esses mimos (principalmente em uma época em que eles estão desaparecendo) e seu nome passará muito tempo com elas, associado a algo muito bom – nunca esqueça de apontar seu site e redes sociais em todo e qualquer material impresso.

13. Patrocine eventos locais

Associe seu nome à caridade, ao esporte, ao lazer. Sempre que possível, patrocine eventos locais.

Eu poderia discorrer muito mais sobre essas ações integradas, mas acredito que pontuei algumas que considero fundamentais para um negócio imobiliário. Espero que você tenha aproveitado!

Fonte: Fit Small Business

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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