Por 26-05-2015

No mercado imobiliário de alto padrão, não é possível sobreviver sem essa sinergia

No mercado imobiliário de alto padrão, não é possível sobreviver sem essa sinergia

 

O útimo post da série “Integração entre construtora e imobiliária” vai abordar o mercado imobiliário de alto padrão. Esse é um mercado diferenciado, e não somente por conta da maior quantidade de dinheiro envolvida, mas também (e principalmente) pela alta qualidade dos imóveis em todos os quesitos: localização, material utilizado na construção, acabamento, áreas de lazer, segurança e infraestrutura em geral. A venda desses imóveis precisa ser munida de informações detalhadas, precisas e diversas.

Já comentamos aqui sobre a questão do relacionamento nessas vendas, com dicas da corretora dos famosos hollywoodianos Dolly Lenz, e hoje vamos focar na necessidade de uma ótima integração entre construtora/incorporadora e imobiliária. Isso porque, nesse caso, uma falha no processo pode significar uma venda perdida.

Nesse tipo de imóvel, a integração deve acontecer desde o princípio. Tudo que a incorporadora ou construtora tiver disponível de informações deve ser repassado à imobiliária em tempo real. A imobiliária precisa saber, por exemplo, detalhes do piso utilizado na construção, qual é o fornecedor, como é a qualidade exatamente e ainda mais, quem é esse fornecedor, para que outros empreendimentos ele forneceu e tudo o que for relacionado a ele. Quanto mais informação, melhor, já que compradores de imóveis de alto padrão tendem a ser minuciosos e requerer a melhor qualidade sempre.

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Enquanto detentora dessas informações do mercado imobiliário de alto padrão, a construtora/incorporadora precisa disponibilizá-las de maneira ágil às imobiliárias e corretores. Por isso, nesse caso, um site dedicado ao corretor e a união das informações em um aplicativo de apresentação, por exemplo, são altamente recomendados. Claro que a imobiliária também precisa estar atenta, buscando essas informações e compartilhando com sua equipe. Nesse mercado, ganha quem puder repassar mais detalhes sobre o empreendimento – e souber relacionar-se com o cliente, claro.

O fato é que, desde o planejamento do empreendimento, a imobiliária deve estar junto à construtora, recebendo informações a todo instante e armazenando-as para poder repassá-las corretamente. Quanto maior a distância entre construtora/incorporadora e imobiliária, maior a chance da venda fracassar.

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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