Por 05-07-2015

Os pré-requisitos para um sistema de gestão imobiliária ideal

Os pré-requisitos para um sistema de gestão imobiliária ideal

Por menor que seja a sua empresa e por mais simples a forma de geri-la, não dá para abrir mão de computadores, de algum tipo de planilha de controle e da internet. Parta do princípio de que um bom sistema de gestão imobiliária precisa funcionar com informações integradas, sem retrabalho para os profissionais. Isso significa que nenhuma ação para alimentar o banco de dados deve se repetir. Parece uma premissa básica, mas muitas imobiliárias ainda deixam o site à espera depois de dar baixa em um imóvel do sistema de gerenciamento interno. Conheça outras etapas que costumam ser prorrogadas, quando poderiam permitir otimização de tempo e recursos nas imobiliárias.

 

Cadastramento simplificado de imóveis

O momento de cadastrar novos imóveis é decisivo para obter todas as informações possíveis, que serão usadas até o final das etapas de negociação. Para você adotar um padrão e contar com uma busca ágil, o software utilizado deve ter uma interface simples, de fácil operação. Algumas ferramentas permitem juntar diferentes conteúdos, como fotos, plantas e outros documentos.

 

Estabilidade

Independentemente de data ou problemas na região de sua empresa, seu sistema de gestão imobiliária precisa ficar no ar. Afinal, o cliente está em qualquer lugar. Com a computação em nuvem, ou cloud computing permitindo cada vez mais segurança de dados e independência de um servidor físico, já é possível pensar em ter a sua imobiliária totalmente online. Existem empresas terceirizadas pela indústria de sistemas apenas para o armazenamento de dados.

 

Informações seguras

Depois de contratar um sistema confiável, deixe clara para os colaboradores da sua empresa a política de acesso e utilização dos dados. Você pode definir com a empresa parceira quem poderá ter acesso às informações gerenciais ou de negócios estratégicos, seja em um software de gerenciamento empresarial ou de vendas. Estabelecer níveis de acesso é praxe para evitar vazamentos em grandes empresas e também deve ser em negócios que integram parceiros autônomos e sem vínculo.

 

Dados interpretados

Uma boa plataforma de apoio à imobiliária estimula o gestor a pensar e o ajuda a conhecer cada vez mais cada particularidade de sua empresa. Gerar relatórios, portanto, é uma função indispensável. Os ERPs normalmente cumprem a função. Com os dados em mãos, você pode parar, estudar e decidir. Inclusive verificando novos nichos de oportunidade ou corrigindo os rumos dos negócios.

 

Integração com outros softwares

As pessoas utilizam seus smartphones e tablets como extensões do corpo. Localizam-se e se comunicam em qualquer lugar, o tempo todo. Qualquer intervalo é ideal para dar uma olhada nas opções de imóveis. Diante dessa realidade, é muito importante para a imobiliária contar com aplicativos que funcionem como extensões digitais de seu empreendimento. Alguns destes softwares podem servir para localização e apresentação dos imóveis, sendo integrados ao seu site e ao sistema de gestão empresarial. Com isso as informações nos aplicativos podem ser atualizadas em tempo real.

 

Integração com portais imobiliários

Você pode ganhar tempo e visibilidade para suas ofertas sem precisar publicar um a um os imóveis em portais de abrangência nacional e com grande audiência. Algumas empresas já oferecem softwares para integração com os portais imobiliários, para a publicação automática. Em algumas regiões, a presença das imobiliárias nestes endereços é vital para sua aderência no mercado.


São muitos detalhes que podem passar despercebidos em um sistema de gestão imobiliária. Faça você mesmo o check list e veja se pode otimizar ainda mais os recursos e economizar através do bom uso da tecnologia em seu próprio negócio. Você identifica outros processos indispensáveis? Deixe seu comentário.

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve