Por 11-04-2016

Otimização de tempo: explore a conectividade do seu time para gerar vendas

Otimização de tempo: explore a conectividade do seu time para gerar vendas

Um fato contemporâneo que incomoda muito aos gestores de equipe: os corretores não saem do celular. Mas a missão do gestor é explorar essa conectividade para gerar vendas e usar essa tendência para otimização de tempo, e por consequência, os resultados.

Eu particularmente sou daqueles que acredita que o smartphone potencializou não só o trabalho do corretor como também facilitou a gestão de equipes e para provar isto compartilho aqui como você gestor pode utilizar a conectividade de sua equipe para gerar mais vendas.

Localização

Quando os smartphones começaram a se popularizar, a geolocalização ainda era pouco utilizada. Aos poucos seus benefícios caíram como luva no mercado imobiliário: Precisa encaminhar o endereço certo de um stand de vendas para um cliente perdido?  Ou mostrar para sua equipe onde você está em determinado momento? Traçar uma rota para realizar uma reunião ou mesmo ter argumentos para demonstrar ao seu futuro cliente quanto tempo ele irá levar do trabalho até a nova casa? Para todas estas questões é possível utilizar o celular como ferramenta de localização. Basta se inteirar aos vários aplicativos que utilizam o GPS como referência e incentivar seus corretores a fazer o mesmo.

Mobilidade

Até bem pouco tempo, para dar sequência a um atendimento o corretor precisaria chegar até seu local de trabalho, ligar o computador e consultar seu CRM para poder passar informações precisas sobre valores e disponibilidades de imóveis para seus clientes. E veja que não estou falando do tempo em era preciso consultar pastas e impressos, estou falando de um período bem mais recente, eu mesmo trabalhei assim.

Felizmente, hoje a maioria das empresas de tecnologia para o mercado imobiliário oferecem versão mobile de suas soluções digitais para permitir que o corretor mantenha contato com seu cliente praticamente no exato momento em que ele solicita informações, fator que aumenta sensivelmente a chance de conversão em vendas.

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Comunicação

Outro ponto muito interessante que o celular permitiu está na forma de comunicação mais rápida com sua equipe. Eu presenciei muitos gestores que tinham como rotina, ligar para corretor por corretor para passar sua escala da semana. Eu, por exemplo, costumava enviar a escala para minha equipe através de e-mail. Acredito sinceramente que este tipo de contato na gestão não devam ser abandonados, afinal, ligar ou tomar um café com seus corretores é sempre muito importante, mas a velocidade da comunicação é cada vez mais determinante para a realização de negócios nos dias de hoje, então porque não utilizar um grupo no WhatsApp para acelerar as informações para a equipe. Lembre da velha máxima do mercado imobiliário: ‘quem chega primeiro, bebe água limpa’ e isto para o corretor significa ser o primeiro a saber das novidades.

Apresentação dos seus imóveis

Por fim, comprar um imóvel é uma experiência sensorial. Em outra palavras é preciso ver, visitar, sentir o imóvel e para isto, apenas argumentar não é suficiente. Seu corretor terá muito mais chances de realizar uma venda se ele conseguir mostrar a este cliente informações que supram esta necessidade sensorial: fotos do imóvel, perspectivas humanizadas de projetos em construção, visões de realidade aumentada. Todos estes recursos podem estar presentes em um atendimento, utilizando uma ferramenta que seja capaz de unir todas estas informações, facilitando o trabalho do corretor e sendo capaz de gerar novos negócios.

Estes foram alguns dos benefícios que enxergo no fato dos corretores estarem sempre conectados em seus smartphones. Caberá a você gestor, incentivá-los para que consigam tirar melhor proveito desta conectividade. E na sua região, existe algum benefício proporcionado pela conectividade do seu time de vendas? Conte para a gente.

 

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Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência em implantação de atendimento online, especialista em otimização de resultados de anúncios e campanhas digitais e editor do blog Beview.

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