Por 19-05-2015

Panorama imobiliário do Brasil em 2015: crise ou ajuste de preços?

Panorama imobiliário do Brasil em 2015: crise ou ajuste de preços?

 

A última edição da revista Exame trouxe uma reportagem sobre o panorama imobiliário do Brasil, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para a pesquisa, foram analisadas informações de 100 cidades, uma fatia de 37% da população e 54% do PIB de todo o país.

Após anos de valorização imobiliária, 2015 está sendo um ano de mais parcimônia. Segundo a revista, em 2011, a alta dos imóveis usados foi de 26%, enquanto que, em 2014, foi de 6,9%, quase igual ao valor da inflação, que foi de 6,4%. E é muito provável que 2015 seja o primeiro ano de queda real dos preços. Ou seja, para quem investiu no mercado, é provável que este seja um ano duro. Para quem quer comprar imóveis, é bom aproveitar – principalmente lançamentos, já que o estoque é grande. Para se ter uma ideia, no fim do ano passado, havia cerca de 130 bilhões de reais em imóveis lançados e não vendidos no Brasil, segundo a reportagem.

Para as imobiliárias, como já dissemos anteriormente, é hora de vender lançamentos, já que o panorama imobiliário do Brasil está clamando por isso. As construtoras estão realizando o que podem para desencalhar os estoques, com promoções e descontos, e tudo indica que essas ações tendem a ser mais agressivas na segunda metade do ano.

VEJA TAMBÉM: avalie a gestão dos seus lançamentos com nosso diagnóstico. É gratuito!

 A análise da revista aponta que, após uma liberação desenfreada de crédito, a perspectiva agora é de uma “saudável acomodação”. Ganha quem souber vender e fazer as propostas mais atrativas – principalmente de lançamentos.

E você? o que acha desse panorama imobiliário do Brasil em 2015? Divida sua opinião conosco.

 

banner_blog_como_aumentar_vendas_fluxo_informação

 

 

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve