Por 28-07-2015

Pró-Cotista: Como funciona o financiamento com recursos do FGTS?

Pró-Cotista: Como funciona o financiamento com recursos do FGTS?

 

Há pouco tempo, a Caixa Econômica Federal apertou o financiamento para imóveis usados, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), permitindo o parcelamento de 50% do imóvel, em contraste aos 80% permitidos anteriormente. Isso por conta da perda de recursos da poupança, principal mantenedora dos financiamentos. O financiamento com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço),chamado de Pró-Cotista, permaneceu igual, e a Caixa acaba de anunciar que está liberando 4 bilhões de reais para esse tipo de financiamento – que permite o parcelamento de 85% do valor de um imóvel avaliado em no máximo R$ 400.000,00, a uma taxa de juros de 7,85% a 8,85% ao ano.

Nesta semana, o Banco do Brasil anunciou que irá também oferecer o financiamento com recursos do FGTS para quem tem conta ativa. No caso, o crédito é de até 90% do valor do imóvel, com juros de 9% ao ano. A estimativa do banco é disponibilizar cerca de 1 bilhão de reais para a modalidade pró-cotista. Lembrando que para se beneficiar desse financiamento, tanto na Caixa quanto no Banco do Brasil, o comprador precisa ter conta ativa no FGTS por, no mínimo, 36 meses, consecutivos ou não. Caso não esteja ativo, é necessário que o valor de seu FGTS some, no mínimo, 10% do valor do imóvel.

De qualquer forma, os bancos privados ainda financiam imóveis usados pelo Sistema SFH, com a opção de parcelamento de até 80% do imóvel. Porém, sem a concorrência da Caixa, as taxas tendem a aumentar, isso se esses bancos não seguirem a Caixa e aumentarem o valor da entrada. Assim, para quem possui conta ativa do FGTS, a compra do imóvel é facilitada.

Com o valor dos imóveis em queda, é hora de quem tem algum dinheiro guardado dar uma boa entrada e realizar a compra do seu imóvel, seja por meio do financiamento com recursos do FGTS, SFH ou outro tipo de financiamento ou consórcio imobiliário.

 

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

Experimente Ler Também:

Comente Você Também

Receba os conteúdos do Blog Beview em primeira mão

Tudo sobre vendas, tecnologia e mercado imobiliário.



Muito bem!

Agora você faz parte da nossa comunidade com mais de 10 mil leitores! Vamos mantê-lo informado sobre tudo o que acontece aqui no blog.

Até breve