Por 20-10-2015

Qual é a margem ideal de negociação em uma venda de imóvel ?

Qual é a margem ideal de negociação em uma venda de imóvel ?

Negociar é preciso, sempre. Principalmente na compra de itens tão duradouros como um imóvel. É sabido que a maioria dos vendedores inicia a oferta de venda de imóvel com um valor pelo menos 5% acima do que ele realmente pretende vender. Isso para que haja uma margem de negociação, ou seja,para que ele esteja preparado para vender por 5% abaixo da oferta inicial, no mínimo. É por isso que o comprador precisa realizar boas contrapropostas, até se chegar em um valor ideal, que pode ter um desconto de até mais do que a margem inicial de negociação do vendedor.

Atualmente, no Brasil, a crise tem deixado essa margem de negociação na venda de imóvel bastante maleável. Muitos vendedores precisam urgentemente de dinheiro e estão dispostos a dar descontos que muitas vezes têm chegado até a 30%. Como já abordamos aqui, é uma boa hora para a compra de imóveis no país, principalmente se o comprador tiver dinheiro para o pagamento à vista, já que os financiamentos estão um pouco complicados.

Como comprador, é preciso prestar muita atenção no imóvel, para obter descontos por outros motivos, que não sejam simplesmente por meio da margem de negociação. É o caso de imóveis com problemas estruturais, com falta de liquidez, problemas na região onde está localizado, apartamentos com menor demanda, como andares térreos ou coberturas, entre outros. Nesses casos, o corretor também precisa estar bem informado para auxiliar o comprador nessa avaliação.

De toda forma, a prática do mercado aponta que é preciso ter uma margem de negociação. Os números é que variam conforme a demanda e o contexto econômico, por exemplo. É por isso que uma boa imobiliária e bons corretores são a melhor saída para auxiliar o comprador a barganhar e o vendedor a ceder um pouco o valor na venda de imóvel. Bom senso é o que conta nessas horas. Boas vendas!

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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