Por 09-05-2016

Redução de custos: como uma solução tecnológica pode atuar nesse gargalo

Redução de custos: como uma solução tecnológica pode atuar nesse gargalo

É comum que muitos empresários do setor imobiliário, na busca por melhores resultados de conversão e vendas, apostem em alguma solução tecnológica para trazer benefícios ao seu negócio. Mas será que é possível aliar a utilização de novas tecnologias e ainda assim conseguir uma redução de custos? Eu acredito que sim, desde que você tome alguns cuidados na aquisição de uma nova ferramenta.

1. Verifique em qual estágio tecnológico está a sua imobiliária

Não é porque você paga uma mensalidade cara em um software e um plano ilimitado em um portal imobiliário que a sua empresa está em um nível avançado de tecnologia, pronta para contratar a mais nova ferramenta que você ainda não precisa. A qualidade dos anúncios é a mais adequada? Os processos de atendimento e encaminhamento para a equipe de vendas estão funcionando de forma automática? Você possui pessoal especializado capaz de ajudá-lo na implantação de novas tecnologias? Se você respondeu ‘não’ a pelo menos uma dessas perguntas, considere dar um passo atrás para depois prosseguir; isso significa melhorar sua estrutura e suporte. Mas não se assuste, qualquer pequena mudança organizacional já surte um grande efeito nos resultados de sua imobiliária.

2. Implante métricas para acompanhar resultados

“Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.” – disse o apressado coelho para a menina, personagem de ‘Alice no País da Maravilhas’. Trazendo essa analogia para o nosso mercado, eu pergunto: o que você quer melhorar na sua imobiliária? Se deseja ter resultados com e-mail marketing, captação de leads, conversão de propostas, enfim, qualquer que seja a necessidade que o leve a contratar uma nova ferramenta, você deverá ter métricas para poder avaliar o quanto essa tecnologia é eficiente. Se tiver que iniciar do zero, tudo bem; é uma opção. Mas é importante que tenha consciência disso e que métricas sejam implantadas a partir da utilização da nova tecnologia.

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3. Considere a necessidade de sua equipe

De que vale contratar uma nova tecnologia que, de tão inovadora, nem mesmo seu cliente potencial tem acesso. O pioneirismo é realmente um grande benefício, na maioria das vezes convertido inclusive em publicidade para aqueles que apostam em tecnologias inovadoras, mas se você quer reduzir custos e acertar na contratação de uma ferramenta, precisa entender quais as reais necessidades de sua equipe. Geralmente, essas necessidades estão ligadas a formas de melhorar o seu cotidiano de trabalho e gerar vendas.

4. Foque nos benefícios

Agora que você avaliou o estágio tecnológico da sua imobiliária, implantou métricas para acompanhamento de resultados e considerou quais as reais necessidades de sua equipe para a utilização de novas tecnologias, foque nos benefícios que essa ferramenta pode trazer para seu negócio. Se ela permitir velocidade no atendimento, agilidade na rotina de deslocamentos e maior produtividade dos corretores, é fato que você e sua empresa terão em mãos uma ótima solução tecnológica, capaz de reduzir custos e gerar resultados.  

5. Teste antes de contratar

Por fim, para saber se uma ferramenta tecnológica é realmente uma solução para seu negócio, é importante que ela seja de fácil utilização e que seja aceita por todos os usuários. Você só vai ter certeza disso se testar a nova ferramenta antes de contratá-la. O período de testes é muito importante para verificar o quanto a sua rotina e a da sua equipe ganharão em produtividade.

Você já conhece as necessidades de sua empresa imobiliária e em quais delas a tecnologia pode representar soluções? Conte para a gente.

 

 

Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência em implantação de atendimento online, especialista em otimização de resultados de anúncios e campanhas digitais e editor do blog Beview.

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