Por 11-07-2019

Rotina imobiliária: dicas de ferramentas que podem ajudar no seu dia a dia

Rotina imobiliária: dicas de ferramentas que podem ajudar no seu dia a dia

A rotina imobiliária é sempre agitada e cheia de tarefas, reuniões, visitas e outras atividades que tomam bastante tempo e que precisam estar organizadas.

Quantas ligações você faz ou recebe no dia? Quantos e-mails responde? Quantas propostas encaminha? Quantos imóveis oferece? Quantos visita?

Provavelmente você já se perdeu na conta, não é? E mesmo assim, no fim do dia, quando pensa em desacelerar,  se dá conta que ficou devendo um retorno ou esqueceu de verificar uma informação que vai precisar no dia seguinte.

Se você é gestor ou corretor de imóveis, sabe que a rotina imobiliária é assim mesmo: contatos, retornos, informações indo e vindo o tempo todo. Haja pique pra dar conta dessa movimentação toda e bater as metas da semana, do mês…

 

Você não está sozinho

Felizmente (ou não), essa realidade não é exclusividade do mercado imobiliário.

Cada vez mais, independentemente do segmento, os profissionais estão tendo que lidar com a urgência de informações, a pressa na tomada de decisão, sob o risco de perder a venda, de não fechar um negócio, de ficar para trás.

Felizmente (também), a tecnologia, ao mesmo tempo que dá dinamismo aos processos, oferece soluções que facilitam a gestão do tempo, o gerenciamento de informações, a comunicação com os clientes. Consequentemente, contribuem para negociações mais rápidas, com desfecho positivo.

Conhecendo um pouco da rotina imobiliária, vamos apresentar algumas ferramentas que podem simplificar a realização de tarefas, garantindo não só agilidade, mas também qualidade ao seu trabalho.

 

Uma ajudinha pra memória

Nós sabemos que o mercado imobiliário exige memória de elefante. Sabemos, também, que o fluxo de informações é tão grande que em algum momento, algo vai passar batido. E esse lapso de memória pode significar uma venda perdida.

Para ajudar com os lembretes do dia a dia, indicamos o Google Keep, uma versão digital dos famosos ‘post-its’ que você cola na tela do notebook, na mesa do escritório e até atrás do celular (quem nunca?). 

Qual a vantagem? Por ser online, você leva essas anotações sempre com você e quando sobra uns minutinhos, entre um cliente e outro, ou mesmo no trânsito (se não estiver dirigindo, ok?), você pode resolver pendências rápidas, como encaminhar ou consultar o valor de um imóvel.

Pronto… Mais uma tarefa cumprida.

 

Um toque de organização

Lembra daquele cliente que chamou você na semana passada? Na rotina imobiliária, ‘semana passada’ é muito tempo, concorda? 

Depois desse cliente, você já atendeu mais de uma dúzia, e entre tantas mensagens, já não encontra o contato dele ou não lembra em que pé estava a negociação.

Para evitar esse tipo de situação, você precisa conhecer o Trello, uma ferramenta online que permite a criação de quadros, listas e cartões, que você organiza por prioridade, hierarquia ou qualquer critério que você utilize para classificar seus clientes, seus contatos, seus imóveis. 

Além disso, é possível estabelecer prazos para cada tarefa e definir, se quiser, com que antecedência você será notificado sobre elas.

Assim fica mais fácil saber para quem retornar e qual informação o cliente está esperando.

 

Uma infinidade de números

Para cada imóvel do seu portfólio, você precisa ter em mãos uma boa quantidade de números: área construída, privativa, total, área do terreno, quantos dormitórios, banheiros, vagas de garagem? Qual o apartamento, em que pavimento e quantos pavimentos tem o edifício? Qual o valor, em quantas parcelas, com que percentual de juros se for financiado?

Contar só com a memória para gerenciar sua rotina imobiliária não é a melhor opção. 

As chances de trocar um desses números são grandes, e por menos importante que pareça a informação, pode gerar complicações.

Uma forma simples para organizar esses dados e poder acessá-los de qualquer lugar é usando o Google Drive – mais uma solução gratuita da Google, que permite criar, armazenar e gerenciar arquivos de texto, planilhas e apresentações online. 

Outra vantagem é que esses documentos podem ser compartilhados com outras pessoas, a quem você dá permissão para editar, comentar ou apenas visualizar o conteúdo.

 

Uma imagem diz muito

É muito comum os clientes começarem a busca por um imóvel no site ou nas redes sociais da imobiliária ou de corretores independentes.

E nessa visita ao portfólio digital, as imagens normalmente ‘falam’ mais que o texto que descreve o imóvel – ou seja, na rotina imobiliária, imagens são indispensáveis.

E por serem bastante valorizadas pelos clientes, é importante investir em fotos de qualidade, que se aproximem bastante da realidade, retratando detalhes a ponto de despertar o interesse.

Contudo, fotos com boa qualidade podem tornar sites e perfis lentos – e nesses tempos em que cada segundo conta, é possível que o cliente desista de esperar.

O Tiny Png é uma boa opção para solucionar esse problema, pois comprime arquivos de imagem, sem prejudicar (muito) a qualidade. É gratuito e permite compactar até 20 imagens por vez.

Assim, o cliente consegue ver várias imagens do mesmo imóvel, sem perder tempo. E se ele se interessar pelo imóvel, já é meio caminho andado.

 

Pode ficar ainda melhor

Já conhece ou utiliza alguma das ferramentas apresentadas? Certamente elas podem ajudar a organizar a rotina imobiliária e tornar seu dia mais produtivo. 

Se você gostou dessas dicas, achamos que a próxima também vai agradá-lo.

O Beview é uma ferramenta desenvolvida especificamente para o mercado imobiliário e possui inúmeras funcionalidades que vão facilitar a gestão e venda de imóveis para imobiliárias, construtoras e corretores.

Além do básico, que inclui o portfólio com informações detalhadas de cada imóvel, o Beview:

  • dá suporte aos gestores, possibilitando o gerenciamento de informações;
  • permite diferentes níveis de privilégio para cada membro da equipe (alguns imóveis podem ser acessados por corretores específicos) e o gestor é responsável por essas permissões;
  • gera relatórios variados, que analisam desde a quantidade de clientes que um corretor atendeu até o número de imóveis compartilhados em determinado período.

Para os corretores, o Beview funciona como uma central de dados, pois pode ser alimentado com todas as informações necessárias para a negociação e venda de um imóvel, como plantas, imagens, vídeos, simulação de financiamento.

Ainda, uma vez atualizado, os imóveis favoritados podem ser acessados off-line, ou seja, as informações estarão disponíveis mesmo que o corretor não esteja conectado à internet.

Com o Beview, dentro ou fora da imobiliária ou construtora, gestores e corretores têm informação precisa e atualizada sempre em mãos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco. Será um prazer mostrar como o Beview pode melhorar sua rotina imobiliária.

 

 

Texto elaborado com informações do consultor Denis Levati.

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