Por 08-06-2015

Como formar equipes de vendedores na sua empresa?

Como formar equipes de vendedores na sua empresa?

 

Já realizamos aqui a série “Integração entre construtora e imobiliária”, pela qual repassamos algumas dicas para que a união dessas duas empresas aumentasse o sucesso de ambas. Nesta nova série de posts, denominada “Estratégia de vendas para construtoras”, vamos focar apenas em ações que podem ser realizadas pelas construtoras, propondo algumas soluções simples para incrementar as vendas dessas empresas.

No primeiro post da série, vamos falar sobre a importância de ter uma equipe interna de vendedores, fora a parceria com as imobiliárias. Enquanto algumas construtoras nem sequer possuem essa equipe, outras possuem um quadro de vendedores despreparados e desmotivados, deixando toda a responsabilidade das vendas com as imobiliárias parceiras. Mas formar equipes de vendedores dentro das construtoras é uma ótima escolha, preparando os vendedores para os seus projetos e transformando-os em especialistas nisso.

E por que equipes de vendedores seriam necessárias dentro das construtoras se as imobiliárias já atuam com esse papel? Em primeiro lugar, os vendedores das imobiliárias podem ser muito bons, mas possuem uma carta de imóveis muito abrangente, com altas metas e atuando, muitas vezes com mais quantidade que qualidade de vendas. Vendedores internos podem atuar com um foco exclusivo para os empreendimentos de uma construtora, tendo mais informações, especializando-se muito mais e se esforçando ainda mais para realizar a sua venda. Com treinamento apropriado, valores de salários de acordo com o mercado e porcentagem de vendas, além de um bom local e meios de trabalho, essa equipe pode dar muito mais retorno que as próprias imobiliárias.

Mas como formar equipes de vendedores na sua empresa? Claro que não é uma tarefa simples começar do zero, mas o investimento contínuo em treinamentos sobre técnicas de vendas e buscas de informações, além de uma visão muito bem contextualizada sobre o mercado imobiliário é uma necessidade e, se bem feito, um diferencial. Metas plausíveis e uma boa interação interna também são fatores que auxiliam a construir uma boa equipe, pautada na confiança e na preparação para as vendas. Esses vendedores e mais o auxílio das imobiliárias podem garantir mais vendas para a sua construtora.

 

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Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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