Por 25-07-2015

Seus lançamentos não são vendidos? Que tal rever a logística da informação?

Seus lançamentos não são vendidos? Que tal rever a logística da informação?

Você já se deparou com alguma situação na qual sua construtora ou incorporadora elaborou todo um projeto que você estava certo de que as vendas seriam um sucesso e o negócio não andou? Seu empreendimento ficou encalhado e você não entende o que aconteceu? Essa situação é muito recorrente e vou lhe dizer por que, na maioria das vezes isso acontece.

Dentro de qualquer empresa, a logística da informação é extremamente importante, já que lida com informações vindas do mercado e concilia com as metas da empresa e a forma de realizar negócios. A grande pergunta é: existe um público demandando, neste momento, um condomínio de luxo, naquele local? Será que você estava certo ao pensar que, como é uma área nobre, certamente um condomínio de luxo se sairia bem? E se o local já estiver cheio de condomínios de luxo e demandar não mais um deles, mas, quem sabe, um centro comercial de luxo? Sua logística da informação estava correta ao planejar seu negócio?

A informação deve vir de fora para dentro, e não ao contrário. Antes de qualquer projeto, de sentar para elaborar plantas, questões técnicas, etc., é preciso definir muito bem o público-alvo do seu empreendimento. Para isso, é necessário sair a campo, contratar uma empresa de pesquisas, saber quem está demandando o que, o que falta no mercado de lançamentos imobiliários, o que está saturado, qual é o público que mais demanda empreendimentos, qual é o valor que ele pode pagar, como ele pode pagar, onde ele quer essa construção, etc. Você precisa saber exatamente o que está fazendo e para quem.

A logística da informação requer esse primeiro passo. Feito isso, agora sim, é hora de pensar o seu projeto. Inclusive, na própria pesquisa, você terá insights de como realizá-lo, ela irá guiá-lo por todas as próximas etapas. Tenho certeza de que com esse fluxo de informação, seus lançamentos irão vender muito mais. Portanto, como eu sempre digo, ouça o mercado, ouça o seu cliente!

Marcelo Spegiorin

Empreendedor do segmento imobiliário e de tecnologia, editor do blog Beview e especialista em formação de equipes de vendas.

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