Por 22-04-2016

Tecnologia imobiliária: 5 recursos para digitalizar sua empresa

Tecnologia imobiliária: 5 recursos para digitalizar sua empresa

Com a evolução da tecnologia imobiliária tornou-se indispensável utilizar ferramentas de gestão informatizadas para melhorar o controle interno das empresas do ramo. Em outros posts já falamos sobre ERP e CRM. Agora trazemos outros recursos digitais comuns em construtoras e imobiliárias:

1. Business Intelligence (BI)

Um conjunto de ferramentas que seleciona e organiza as informações de uma empresa ou negócio, a fim de melhorar o entendimento de seus processos, facilitando a tomada de decisões estratégicas. A coleta de informações geralmente se dá por um sistema externo (como ERP ou CRM) e a partir dos dados obtidos é criada uma série de relatórios que podem ser fundamentais para planejar e executar estratégias internas na empresa.

2. Site

É a ferramenta mais utilizada atualmente para a comunicação entre as imobiliárias/construtoras e o cliente em função da facilidade de disseminar conteúdo e por conter boa parte das informações necessárias para apresentação do produto. Um site é fundamental não apenas para a exposição das unidades disponíveis, mas também para a apresentação institucional da empresa. É importante ressaltar que o foco do site seja o cliente, pois nos casos em que a equipe interna utiliza o site como ferramenta de apresentação, as métricas de acesso ao site acabam sendo distorcidas. Além disso, muitas informações não podem estar disponíveis para acesso de todos os usuários do site. Há dados sobre negociações que ficam restritos à equipe administrativa e de vendas. Sites podem ser integrados à sistemas ERP, CRM e outros, possibilitando um controle único sobre as unidades disponíveis, facilitando a gestão e divulgação do conteúdo.

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Além disso, é importante avaliar a infraestrutura de sua empresa. Os equipamentos usados por sua equipe são fundamentais para o bom desempenho e podem ser determinantes na primeira impressão percebida pelo seu cliente. Confira algumas dicas:

3. Telas grandes

Se você usa tablets, smartphones ou computadores para apresentar seus imóveis, invista em um aparelho com uma tela de tamanho ideal para sua apresentação. Recomendamos sempre monitores Full HD com telas de no mínimo 21 polegadas, que além de permitir ao cliente ver suas fotos e conteúdos sem esforço, garantem um ar de tecnologia a sua empresa. Monitores de 23 polegadas são um ótimo investimento e não encarecem tanto em relação aos outros de 21 polegadas. Tablets com 10 polegadas também são uma boa pedida para situações de mobilidade e ainda permitem uma ótima apresentação com boa resolução.

Outra vantagem de investir em monitores e dispositivos móveis é a economia com impressão de fotos, folders e outros materiais de divulgação. Além da questão ambiental (redução do uso de papel e outros recursos naturais), você não corre o risco de apresentar ao cliente papeis amassados ou deformados pelo uso prolongado.

4. Internet de qualidade

Invista em uma boa conexão de internet. Redes sociais, emails e ferramentas de comunicação são essenciais para a venda, além de permitir que o corretor esteja sempre conectado, buscando conteúdo de qualidade para divulgar seu produto e prospectar novos clientes.

Ainda, você pode oferecer wifi como um ‘mimo’ para o cliente que aguarda atendimento.

5. Equipamentos

O investimento em aparelhos de ponta é essencial pois implica diretamente no tempo de espera de um usuário enquanto usa o sistema. Computadores, aparelhos mobile e conexões lentas significam perder tempo esperando informações serem carregadas enquanto o cliente espera pela informação. Sabemos que as oportunidades de venda são únicas e cada instante pode ser um fator de decisão no momento do fechamento. O cuidado com aparelhos também é crucial. Certifique-se que além de rápidos seus equipamentos estejam com boa aparência, sem telas trincadas ou com marcas de dedos, livres de vírus e propagandas impróprias para o ambiente comercial.

Conhece mais alguma ferramenta ou dica relacionada ao assunto? Compartilhe suas experiências nos comentários. E se tiver alguma dúvida, pergunte. Será um prazer responder.

 

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Rodrigo Bueno Tomiosso

Empreendedor do segmento de tecnologia, com experiência em gestão de equipes de desenvolvimento, arquitetura de software e soluções para plataformas mobile.

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